Esculturas em batom que são verdadeiras obras de arte
29 de novembro de 2018
Festival da Música de Fortaleza no Teatro São José
29 de novembro de 2018

Exposição “Paradisus – Uma reverência ao sagrado” na CAIXA Cultural

Começamos essa quinta-feira com dica cultural! A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, até 23 de dezembro de 2018, a exposição “Paradisus – Uma reverência ao sagrado”, reunindo pinturas e infogravuras de Sérgio Helle.

Sérgio Helle já expôs trabalhos da série “Paradisus” em mostras individuais realizadas em Portugal e na Itália. Exclusivamente no dia da abertura, trabalhos de grandes formatos estarão expostos no Pátio Externo da CAIXA Cultural Fortaleza. Sobre esta série que vem desenvolvendo há quatro anos, Sérgio Helle diz:

“Durante décadas, os desenhos dos artistas eram indispensáveis à ciência botânica. Mas não é esse o meu interesse. De registro. A natureza é a maior referência, é inspiradora, fantástica, mas não basta. Gosto de criar outras realidades, onde a vida se renova, a fantasia se incorpora, as formas se indefinem. Criar algo que não existe o torna real. E desse poder eu não abro mão”.

Já o livro, publicado pela editora Lumiar, reúne textos dos jornalistas Cláudia Albuquerque, Demitri Túlio, Izabel Gurgel, da escritora Tércia Montenegro e da curadora de artes visuais, Lilian Fraiji, com documentação fotográfica de Jarbas Oliveiras e Bruno Zenardo. A publicação também conta com pinturas e infogravuras da própria série Paradisus.

No livro, Sérgio Helle documenta ainda sua viagem à Amazônia, quando participou do projeto LabVerde, um programa de imersão artística funciona como uma plataforma multidisciplinar para o desenvolvimento de conhecimento crítico sobre a natureza e a ecologia. Além disso, apresenta o trabalho em Pedra Cariri, desenvolvido a partir da imersão.

O projeto Paradisus é contemplado pela Lei Rouanet com apoio da Carmehil, Posto Bandeira Branca, Ibyte e GD Energy Solutions.

 

 

Serviço:
ARTES VISUAIS: Paradisus – Uma reverência ao sagrado
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema.

Fotos: Reprodução / Fonte: Caixa Cultural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *