Exposição “Poema das Águas” no Sobrado Dr. José Lourenço

Cultura|Em Fortaleza|Exposições

Todos sabemos que a água é um dos maiores bens do planeta e deve ser preservada. No entanto, mesmo com todas as informações, pouco se vê a contribuição da sociedade e é isso que a nossa próxima dica cultural quer passar. Até o final de julho, o Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe a exposição “Poema das Águas”. De autoria da fotógrafa Nívia Uchôa, a mostra traz uma coleção de 38 fotos, que buscam demonstrar a relação do ser humano com a água, a partir de uma estética artística e documental.

Fruto do projeto de pesquisa realizado em três bacias hidrográficas no Estado do Ceará (Banabuiú, Salgado e Alto Jaguaribe) , com o título “Água pra que te quero!”, a exposição documenta a água como patrimônio imaterial, estimulando uma reflexão sobre o tema e alertando sobre práticas cotidianas de desperdício que podem ser evitadas em prol da vida do planeta. “Hoje percebemos que as mudanças relativas à água provocadas pelos seres humanos são de enorme gravidade”, afirma Nívia Uchôa.

poema-das-aguas1

Recolhendo imagens de três  bacias hidrográficas no Estado do Ceará: Banabuiú, Salgado e Alto Jaguaribe, Nívia Uchôa, a partir de sua documentação e poética contida nas fotos, busca sensibilizar a sociedade civil, no sentido de contribuir para o uso racional da água, estimulando uma reflexão sobre o tema e alertando sobre práticas cotidianas de desperdício que podem ser evitadas em prol da vida do planeta.

“Poema das Águas” segue em cartaz até o final de julho, com visitação gratuita, de terça à sexta, de 9h às 18h, e no sábado, de 9h às 17h. Vale ressaltar que, além de tudo, a exposição também apresenta através de fotografias sociais, a relação do ser humano com a água pela ótica do cotidiano. Focada nas práticas positivas e negativas do uso da água na sociedade contemporânea, por meio das imagens há um estímulo e difusão da arte fotográfica como exercício de sensibilização, reflexão e estética através do olhar.

poema-das-aguas2

Cuidar da natureza é essencial para nossa sobrevivência e “Poema das Águas” é uma boa forma de dar mais visibilidade às ações de uso racional da água, onde refletimos sobre a importância desse bem natural, o desperdício e suas consequências.

Serviço:
Exposição “Poema das Águas”, por Nívea Uchôa
Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro)
Visitação: Até o final de julho. De terça à sexta, de 9h às 18h, e no sábado, de 9h às 17h.
Entrada franca.

Fotos: Reprodução/Nívea Uchôa

Inscreva-se na nossa newsletter