O dia 27 de março é o Dia Mundial do Teatro e do Circo. Em Fortaleza, a dica é visitar a exposição “Maillet: Quando a Gravura Interpreta o Teatro”, do artista suíço Daniel Maillet, em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza, com curadoria da artista visual pernambucana Maíra Ortins. A mostra segue até o dia 09 de maio e conta com o patrocínio dos Correios e do Governo Federal e apoio do Sesc.
A exposição é composta por uma série de xilogravuras realizadas no ano de 1980 por Daniel Maillet. As gravuras foram baseadas nas obras de duas peças de teatro popular bávaro: “O órgão Pentecostal” e “Os Limpadores dos Apóstolos” escritas na juventude do escritor, diretor e dramaturgo alemão Alois John Lippl (1903-1957), avô de Daniel.
A série de xilogravuras em estilo expressionista abordam cenas e imagens inspiradas nas obras acima citadas publicadas pelo Editor Grawol como escritos teatrais em 1981. Maillet realizou um álbum ilustrado e edição de arte de tiragem limitada. Todavia, a exposição, por possuir uma direção curatorial voltada para a obra expressionista de Maillet, conta também com xilogravuras de outras séries realizadas no mesmo período pelo artista. A obra de Maillet é vasta e inclui desde xilogravuras, calcogravuras, como também pinturas, desenhos e esculturas, tanto em terracota de alta temperatura, como em bronze.
Para conhecer mais a respeito do artista e suas obras pode-se acessar o site http://www.mailletarte.com/
Serviço:
“Maillet: Quando a Gravura Interpreta o Teatro”
Local: Espaço Cultural dos Correios Fortaleza
Rua Senador Alencar, nº 38 – Centro
Visitação: até 09 de maio (segunda a sábado)
Horários: 08h às 17h (segunda a sexta-feira)
08h às 12h (sábado)
Informações: (85) 3255.7142
Gratuito
Fotos: Reprodução