Exposição mostra vida da estilista e sua influência na moda brasileira
A 17ª edição do programa Ocupação, no espaço do Itaú Cultural, homenageia uma das mais importantes estilistas brasileiras, a mineira Zuzu Angel. Exemplo de força, a exposição reconta a trajetória de vida e militância desta figura através de fotografias, cartas, croquis, vestidos e recortes de jornais. Além dos objetos expostos, acontecem também performances e debates com pessoas da área da moda, reafirmando a multiplicidade de sua obra.
A primeira parte da exposição é uma linha do tempo, que relaciona o que acontecia na vida de Zuleika de Souza Netto com o contexto em que o mundo se encontrava, fazendo links com os acontecimentos políticos. Depois de contextualizados, subimos para a sala que mostra os trabalhos da estilista, algumas roupas de coleções, etiquetas, moldes, recortes de artigos de jornais, fotos pessoais.
Sua personalidade vanguardista se sobressaia em suas estampas e nos materiais utilizados, os quais valorizavam a identidade brasileira por meio de pássaros, frutos, rendas, bordados e outros tantos elementos, aplicando-os no vestuário da alta sociedade. Um belo exemplo de sua “ousadia” é o vestido de noiva feito em renda nordestina. Zuzu Angel atendeu clientes como Joan Crawford e Liza Minelli.
No subsolo, a última parte da exposição e da vida de Zuzu Angel. Aqui, encontra-se o período de luto da fashion designer, com modelos do desfile de protesto em Nova York, em 1971, quando inicia esta fase. O auge de seu sucesso e projeção internacional coincidem com a época em que seu filho, Stuart Angel, é preso.
As peças expressam seu manifesto frente à ditadura, a busca por seu filho desaparecido e sua homenagem à ele: estampas de anjos, de carros militares, do Sol nascendo quadrado, canhões, os vestidos negros com cinto de crucifixos. Há também uma parede com as cartas que enviou e recebeu durante o período em que buscava seu filho. Por fim, o artigo de jornal que informa sua morte.
Há ainda uma atividade mais interativa do espectador com a exposição: um painel cheio de pássaros para o público colorir, além da ação de escrever uma carta para um desconhecido. São todos esses elementos que explicam como Zuzu Angel se tornou esta figura importante, construindo um cenário fashion brasileiro, inserindo o país no universo da moda e conquistando prestígio internacional. A visita vale muito a pena.
Ocupação Zuzu – Itaú Cultural
Local: Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 – Bela Vista – São Paulo/SP
Data: De 1º de Abril à 11 de Maio
De terça à sexta, das 9h às 20h (permanência até 20h30)
Sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h
Pisos 1, Térreo, -1 e -2
Entrada: Gratuita
Fotos: Reprodução/Gabriella Cabral/No Pátio