RaioX Fashion com Joicy Muniz
17 de janeiro de 2012
Famosos comentam suposto estupro no BBB 12
17 de janeiro de 2012

O Governo do Estado do Ceará, comemora nesta terça-feira (17) o “Dia do Ceará”, o evento que já faz parte do calendário oficial do Estado, simboliza o dia em que o Ceará se tornou independente da Capitania de Pernambuco, em 1799.

Este dia tão especial para o Ceará será comemorado com diversas manifestações culturais em Fortaleza e na cidade de Aquiraz – primeira capital do Estado. A Praça das Flores (Aquiraz) abrigará uma solenidade especial, onde será hasteada a bandeira do Ceará ao som dos hinos oficiais do Estado. Já o Museu Sacro de São José do Ribamar abre suas portas para visitas guiadas à exposições de artes plásticas “No Ceará é assim”, que reúne vários artistas cearenses e tem Carlos Macedo como curador.

A população de Aquiraz também poderá apreciar a feira de artesanato, que fica próximo ao Museu Sacro, além de receber a revista “Canto do Ceará”, que divulga a literatura cearense! A programação do “Dia do Ceará” vem cheia de conteúdo cultural.  Na Praça Matriz haverá exibições de filmes ” O Auto da Camisinha”, de Clébio Viriato e “Nego Chico”, de Nilo Uchoa são alguns deles. Logo depois, o cortejo do “Maracatu Nação Fortaleza” conduz a população em ritmos e cores abrindo espaço à apresentação de artistas cearenses!

“O dia 17 de janeiro marca o surgimento do Ceará como entidade política autônoma, representando uma guinada política importante nas relações socioculturais e econômicas locais, além de possuir um valor simbólico para a identidade cearense”. Ressalta o Secretário de Cultura do Ceará, Francisco Pinheiro.

Em Fortaleza os equipamento ligados à Secretaria de Cultura do Estado também terão uma programação especial o Theatro José de Alencar, Museu do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu da Imagem do Som, que celebram a data com atividades artísticas culturais e gratuitas!

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *