Extinção no Brasil – Números crescem em nosso país

EcoFriendly|Novidades|Sustentabilidade

O Portal No Pátio sempre fala muito por aqui sobre como todos nós sofremos com a falta de cuidado com o nosso meio ambiente, com as várias queimadas e com o aquecimento global e todas as suas milhares de consequências.

Porém, não somos só nós, seres humanos, que somos afetados por esses acontecimentos ruins. Os números de animais em extinção no Brasil têm aumentado consideravelmente.

Todos os outros animais também sofrem bastante com esses problemas, e até mais ainda do que a gente. Uma nova lista divulgada no mês passado, dezembro, mostra um aumento na quantidade de espécies da fauna ameaçadas de extinção.

Hoje existem 1.173 espécies de animais nessa situação e que foram divididos em três categorias: criticamente em perigo (CR), em perigo (EN) e vulnerável (VU).

Cresce-a-extinção-no-Brasil3

Em uma outra lista feita entre 2003 e 2004, haviam 627 espécies ameaçadas de extinção. Naquele período, foram avaliadas 1.137 espécies. A lista atual já foi bem mais abrangente e conseguiu avaliar 12.256 espécies.

Mesmo com esse grande aumento do número de espécies animais consideradas em risco, 170 espécies já conseguiram reverter essa situação e saíram dessa terrível lista. Como a arara-azul-grande e a baleia-jubarte, que não são mais espécies consideradas em risco.

Mais uma ótima notícia é que outras três espécies animais, que já eram consideradas extintas, voltaram a ser encontradas no meio ambiente por especialistas, são elas a libélula Fluminagrion taxaense, a formiga Simopelta minina, e o minhocuçu Rhinodrilus sasner.

Cresce-a-extinção-no-Brasil1

Todos nós precisamos cuidar mais do nosso meio ambiente para que nossas espécies animais também sejam preservadas. Nós não podemos permitir que elas sumam do nosso ecossistema por falta de cuidado ou, ainda pior, por permitir que certas coisas ruins, como as queimadas e derrubadas de madeira ilegais, continuem acontecendo. Com o sumiço de todos esses animais, quem vai sair perdendo somos nós mesmos.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter