Faça bonito nas entrevistas de emprego

Acontece

O êxito em uma entrevista de emprego depende, muitas vezes, de uma série de pequenos detalhes, como uma roupa bem escolhida, uma frase dita na hora certa, um gesto bem colocado ou uma expressão que transmita segurança. O No Pátio mostra dicas valiosas para você passar por uma entrevista de emprego com sucesso e, claro, ser recrutado pela empresa!

Seja a troca de emprego ou a volta para o mercado de trabalho, conseguir um novo cargo não é uma tarefa simples para muitas pessoas. O primeiro e uns dos mais importantes passos é a entrevista de emprego, que gera ansiedade e medo em quase todos os candidatos. Agir de forma segura, equilibrada e sincera são primordiais para convencer os psicólogos de que você é capaz de assumir a função designada.

Mesmo sem falar uma única palavra, você transmite mensagens. Isso mesmo! A linguagem corporal é um fator de peso para a análise dos candidatos. Em média, 70% da comunicação humana ocorrem em nível subconsciente, são aqueles gestos que você jura que não tem importância, mas na verdade tem e muita.

Em grande parte das empresas, o gestual conta tanto quanto o que é dito pelo possível funcionário. Cruzar os braços é uma atitude que deve ser evitada sempre. Isso mostra que você não está confortável no local, nem com as pessoas e revolveu ficar na defensiva. Aqueles gestos repetitivos, típicos de pessoas ansiosas, devem ser evitados. Todo policiamento é pouco! Nada de bater as mãos sobre as pernas ou bater os pés no chão e apertar a tampa da caneta. Cuidado com as sobrancelhas! Em momentos tensos, como em entrevistas de emprego, elas sempre denunciam os sentimentos. Se estiverem arqueadas, mostram interesse e as franzidas, deixam escapar a dúvida que está no ar.

Bom senso é sempre bem-vindo em qualquer situação, e nas entrevistas de emprego mais ainda! Os decotes, as saias curtas ou as roupas com transparência devem ser usados na balada. Para os homens, nada de bermuda, camisa regata ou chinelas de couro. Ambiente de trabalho requer formalidade e vestimentas sóbrias. As gírias e o modo informal de falar também devem ser esquecidos durante a entrevista. Mostre um bom domínio sobre a língua portuguesa! Mascar chicletes ou chupas balas é terminantemente proibido!

Sabe aquele blog pessoal que você criou como uma válvula de escape e que adora postar nele assuntos pessoas, desde descrição de dias depressivos até detalhes das baladas e viagens com os amigos? Não precisa colocá-lo em seu currículo. Expor a vida íntima em ambiente profissional não é o ideal. Crie um espaço virtual mais profissional ou não divulgue o pessoal. Os sites de relacionamento como Orkut e Fcebook também são monitorados por algumas empresas, por isso muito cuidado com os comentários postados e as fotos mais íntimas.

A linguagem corporal não pode ser controlada 100%, mas você pode evitar determinadas ações e obter uma melhor impressão dos psicólogos e futuros chefes. Mas, para alívio dos entrevistados, a linguagem falada por ser melhor manipulada! Nesse caso, prepara-se para as clássicas perguntas “Por que você quer mudar de emprego?”, “Existe algo que você não goste na sua atual empresa?”, “Você sabe trabalhar em grupo e tem espírito de liderança?” ou “Cite seus defeitos e qualidades”.

Sinceridade é a melhor saída! Se você não é fluente em Inglês não minta, nem diga que é capaz de participar de reuniões com sócios americanos, por exemplo. Já pensou se o seu futuro chefe resolve testar o seu inglês e estabelece uma conversa e você não sabe responder uma só palavra? Diga apenas o que você realmente sabe fazer!

Não perca a oportunidade de “vender o seu peixe”. Fale sobre os cursos que já fez, dos congressos que participou, das promoções que recebeu e do que é capaz de realizar dentro da empresa. Claro, que essa auto promoção deve ser realizada de forma sutil, equilibrada e sem exageros. Mostre desenvoltura na hora de falar e de responder as perguntas.

Conhecer ao máximo possível o novo local de trabalho é essencial. Antes da entrevista, pesquise um pouco a história da empresa e os projetos desenvolvidos. É imperdoável não saber o que a empresa produz, o porte e como ela é vista no mercado. Mostre aos entrevistadores que você é pro ativo e que tem disponibilidade para ir além de suas funções. Quem assume um novo cargo ou entra em uma nova empresa tem que mostrar o dobro de interesse e vontade de contribuir com o crescimento do local. No futuro, esse esforço pode ser muito recompensado. Ah! Mantenha a ética em todas as situações. Não fale mal de antigos colegas de trabalho ou ex chefes, isso pode pesar negativamente para sua imagem perante os chefes atuais.

A competitividade presente no mercado de trabalho manifesta-se bem antes da entrevista e é preciso está preparado para enfrentar todas as etapas seletivas. Determinação, atitude e calma fazem a diferença na escolha do candidato ideal. Reveja sua postura diante das seleções e consiga o cargo tão almejado!

Fotos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter