Faça Você Mesmo – 6 dicas incríveis para dar um UP em qualquer ambiente!

Comportamento|Decoração|Faça você mesmo

São 18h34min, você abre a porta de casa, joga a bolsa no sofá e cai junto com ela esparramada no macio das almofadas. Está pensando como foi a sua rotina do dia, refletindo sobre os acontecimentos. De repente, você percebe que o seu foco está na parede branca da cozinha. É nesse exato momento que você tem a brilhante ideia de dar um UP! no seu cantinho.

Um quadro? Talvez algo mais original, que você possa dar o seu toque e como quiser. O Pátio Hype ouviu os seus pensamentos e trouxe seis ideias incríveis de Faça Você Mesmo para você se inspirar.

Tem quadro, porém é um quadro negro na parede! Luminárias? Sim, mas são de garrafas de vidro! Confere esse passo a passo baratinho, rápido e prático feito exclusivamente para você.

1.Parede como quadro negro

Você vai precisar de:

Lixa grossa e fina;

Luvas;

Bandeja para colocar a tinta;

Rolos e pincel;

Espátula para mexer a tinta;

Tinta preta ou verde fosca (se você não quiser usar tinta, você pode aplicar folhas adesivas, o famoso papel contact).

Passo a Passo:

A primeira dica é: proteja o seu chão, rodapés, batentes e móveis com papel, papelão ou jornal, pois eles absorvem os respingos de tinta e secam rapidamente, mas você pode usar lonas de plástico também, só fique atento para não deixar nada sem cobrir.

A parede deve estar seca e limpa, caso tenha problemas como, infiltração ou aplicação de reboco, ela só secará completamente após 30 dias e se for de gesso, é preciso aplicar fundos e tintas específicas.

Comece lixando bem a parede com uma lixa mais grossa e vá mudando para lixas mais finas, depois limpe toda a área. A sugestão de uma boa cobertura é fazer um “N’ do chão ao teto e em seguida voltar preenchendo os espaços, assim o resultado será uniforme.

Misture toda a tinta de uma vez só para que a cor e textura não fiquem diferentes. Use a bandeja para passar o rolinho tirando o excesso e evite camadas muito espessas.

Espere 24 horas para ter certeza que a parede está seca, assim você poderá usar a sua lousa para desenhar o que quiser. Para apagar, é só passar um paninho úmido e se ficar manchada, misture um pouco de água com detergente, depois é só passar na região com uma esponja. Prontinho!

2.Fios Elétricos

Você vai precisar de:

Fixadores de fios termoplásticos ou fita autoadesiva de espuma/silicone dupla face;

Fita dupla-face (pode ser a de espuma);

Super cola;

Fita métrica;

Lápis;

Fios elétricos.

Passo a Passo:

Se for necessário chame um eletricista para trocar o fio de sua luminária. Em lojas de iluminação você pode encontrar tipos de fio variados ou até mesmo comprar uma nova luminária junto e tirar todas as dúvidas.

Tire as medidas dos cabos e calcule a distancia. Use o lápis para riscar o caminho desejado para os cabos. Em seguida, cole a fita dupla face no caminho riscado. Não esqueça de cortar tiras bem fininhas e longas.

Fitas adesivas não são fortes o suficiente para segurar cabos, então o recomendado é que você passe uma linha fina de cola em baixo da fita para que ela fique mais firme na parede.

Agora é só você colocar o fio no traçado e apreciar a sua obra de arte e criatividade!

3.Como se fosse Papel de Parede

Você vai precisar de:

Vassoura de cerdas firmes;

Tinta para parede;

Bandeja para colocar a tinta;

Rolos e pincel.

Passo a Passo:

Repita o processo de proteção da parede que você irá pintar, chão, rodapés, batentes e móveis com papel, papelão ou jornal ou lonas de plástico também.

Feito isso, prepare a tinta na bandeja de plástico e passe a primeira mão com o rolo ou pincel, como preferir. Pinte áreas não muito grandes para que não seque antes de fazer o efeito.

Em seguida, você pode optar por fazer o efeito na segunda camada de tinta ou apenas na primeira. Depende da cobertura da tinta escolhida.

Para fazer o efeito com a vassoura, posicione o cabo de madeira da vassoura para baixo e comece de cima para baixo. Faça de pouquinho em pouquinho, pinte uma parte parede e passe a vassoura, depois pinte outra área da parede e passe a vassoura. Assim sucessivamente.

Para finalizar é só esperá-la secar e comemorar o resultado.

4.Escadas de Madeira

Você vai precisar de:

Lixa;

Tinta para madeira;

Pincel ou rolo;

Furadeira;

Parafusos.

Passo a Passo:

Lixe a escada para tirar as imperfeições. Em seguida, pinte-a da cor que você escolheu, preta, roxa, entre outras a dica é que você pode pintá-la com cor única ou criar detalhes de listras, bolinhas ou até mesmo flores.

Faça a furação com furadeira e parafusos, para receber as mão francesa, cantoneira para fixar na parede.

Concluído esse processo, você pode usar cruzetas para colocar suas camisas mais estilosas e deixa a decoração com a sua cara. Claro que você também pode deixá-la em pé, na posição que preferir. É só usar as inspirações do Pátio como referência!

5.Ganchos Estilizados

Você vai precisar de:

Fogão;

Cooktop, maçarico, talher ou ferramenta diferente (objetos que possam ser dobrado);

Proteção para não queimar as mãos (Luvas de cozinha por exemplo);

Ganchos, prego ou parafuso;

Vaselina.

Passo a Passo:

Comece medindo o local que irá colocá-los, depois decida quantos organizadores você vai usar.

Com as luvas nas mãos, pegue o primeiro objeto que deseja criar, passe vaselina nos talheres e aqueça-os. A vaselina irá facilitar a limpeza das manchas do fogo. Opte por objetos de prata, são mais maleáveis.

Enquanto os apetrechos esfriam, certifique a broca e veja se é forte o suficiente para perfurar metal. Tenha outra de mesmo número para a parede.

Fure a parece em que irá posicioná-los, deixe no ponto para depois você só colocá-los em seus devidos lugares. Crianças não arrisquem sozinhos, certo? Chamem a mamãe ou o papai para ajudar você, assim será bem mais divertido.

6.Luminária com Garrafa de Vidro

Você vai precisar de:

Garrafa de vidro;

Pisca-Pisca;

Cordinhas de couro, palha, a seu gosto;

Furadeira;

Broca para Vidro;

Luvas de proteção;

Mangueira de água.

Passo a Passo:

Lave a garrafa que você irá usar, para não ficar cheiro e deixe-a secar bem, evitando molhar futuramente as pequenas lâmpadas.

O pisca-pisca pode ser colocado de duas maneiras: pelo gargalo da garrafa ou furando a lateral inferior da garrafa, com uma broca especial para vidro, pois com a broca normal não fica com acabamento bem feito. O buraco deve ter um tamanho que possa passar o pisca pisca por ele, use a mangueira de água para resfriar o vidro assim você evita que a garrafa se quebre.

Para finalizar, faça da maneira que achar melhor, pode ser com cordinhas de couro, palha, tecido, elástico, entre outros. Cole a pontinha deste com cola quente, para que não solte da garrafa futuramente. Pode também colocar algum pingente pra dar um toque diferente, você pode escolher.

Se você decidiu colocar o pisca pisca pelo gargalo da garrafa, essa finalização com cordinha é ideal para esconder o fio.

Você também tem a opção de colocar um interruptor, para não ser necessário ficar ligando na tomada toda vez que se quer acender a luminária. Não é recomendado que tampe a garrafa, pois o pisca pisca gera calor e pode causar acidentes.

Preparada para começar as novas aventuras na sua home imediatamente? Comenta aqui com a equipe Hype as suas ideias, que a gente procura, encontra e compartilha!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter