Às vezes, a gente quer muito mudar a decoração da nossa casa ou do nosso quarto, mas anda sem grana para fazer aquela reforma dos sonhos. Muitas vezes a gente nem percebe, mas uma mudança pequena já faz muita diferença. Uma mudança na posição dos móveis do quarto ou um único objeto de decoração novo já podem deixar o ambiente completamente diferente.
Hoje, o nosso Faça Você Mesmo vai te ajudar a mudar um pouco a sua decoração transformando aquele seu abajur velho e sem graça em um novinho em folha. Aprenda a fazer um abajur customizado.
Os materiais utilizados para customizar seu abajur podem ser milhares. Como sempre, tudo o que você tem que levar em consideração é o seu estilo e o estilo da decoração do resto do ambiente em que você vai colocar a peça.
Você pode partir do simples, apenas cobrir a cúpula do seu abajur com um tecido só, como fazer colagens com fitas, pinturas, colagens com imagens e até aplicações com miçangas. Confira agora algumas opções do que e como customizar sua peça.
Customizando com tecido
Para customizar com tecido, tirar a medida da sua cúpula com uma fita métrica e comprar o tecido da sua preferência. Para montar, você pode colar por cima do tecido que já está lá ou retirá-lo e colar na estrutura da cúpula exatamente como o tecido que você acabou de retirar.
Customizando com colagens
Materiais:
Imagens em papel
Tesoura
Cola branca
Pincel
Água
Tinta
Como fazer:
A primeira coisa que você tem que fazer é escolher que desenhos ou figuras você vai colar no seu abajur. Feito isso, imprima as imagens e recorte.
Depois é só colar na sua cúpula de uma por uma e passar por cima uma mistura de cola branca e água para dar uma selada final.
Para finalizar você também pode passar uma mão de tinta bem aguada para dar um toque. Aqui foi usada uma tinta rosa antigo para dar um aspecto mais antigo para eu abajur customizado.
Agora é só esperar secar e montar sua cúpula de volta no corpo do abajur.
Customizando com sianinhas
Materiais:
Linha de bordar
Sianinhas de vários tamanhos
Fita métrica
Alfinete
Agulha
Fita crepe
Tesoura
Cola de tecido e cola branca
Como fazer:
Primeiro você vai prender a linha de bordar no meio da cúpula com fita crepe, deixando uma sobra para poder dar um nó no final do processo. Comece a enrolar pela parte de dentro.
Quando terminar de envolver toda a cúpula, cole a ponta com fita crepe, para auxiliar na união das pontas, dando um nó para não afrouxar. Não esqueça de manter a linha firme e tencionada, pois ela vai ajudar na fixação das sianinhas.
Escolha a sianinha, ou fita, mais larga, ela servirá de guia para as demais. Prenda com o alfinete para fazer o trançado. Não corte a sianinha antes de colar com cola branca.
Repita o mesmo processo com as demais sianinhas ou fitas. Lembre-se sempre de começar pelo mesmo ponto da primeira. Não se esqueça de alternar o trançado, se você começou passando por cima da linha a outra passará por baixo e assim por diante.
Espere secar e seu abajur de sianinhas estará pronto.
Dica: para a sianinha, não desfiar passe um pouco de cola de tecido em suas bordas.
Customizando com tinta e stencil
[youtube width=”850″ height=”580″]https://www.youtube.com/watch?v=i37zI0PSIyM[/youtube]
Confira em nossa galeria outros modelos de cúpulas customizadas para você se inspirar:
Fotos: GNT/Mães Amigas/Reprodução