Quem nunca imaginou, quando criança, um dia voar num tapete mágico passeando pelo céu de muitas histórias? Ele pode ser encarado apenas como mais um item para compor ou vestir o ambiente, mas acredite: o tapete é tão importante e poderoso que consegue transformar radicalmente o estilo da decoração, sem que para isso seja preciso trocar os móveis – só com a ajuda dos acessórios.
Na cultura persa, por exemplo, ele é parte essencial da arte e indubitavelmente uma das manifestações mais características de sua história. A verdade é que o tapete certo não só muda a cara do ambiente como também esconde imperfeições do piso. Se essas palavras despertaram em você a vontade de mexer na decoração da casa, aí vai um estímulo e tanto: o mesmo espaço, com o mesmo sofá, mesas de centro e obras de arte na parede, passam a ser um ambiente mais charmoso com uma ajudinha desse item. Vamos lá ver as dicas que o Pátio Hype separou?
TAPETE DE POMPOM
Você irá precisar de:
Tesoura;
Lãs de diversas cores, com a combinação de cores de sua preferência;
Tela para tapeçaria, com o tamanho que você desejar para o seu tapete;
2 rolos de papel higiênico.
Passo a passo:
Comece segurando os dois os rolos de papel higiênico, um ao lado do outro, e com os seus dedos como apoio. Escolha a lã para fazer o primeiro pompom, prenda a ponta entre os rolos e depois a enrole neles. Em seguida, quando terminar de enrolar a quantidade de lã que você quer, pegue outro pedaço de lã, passe-o por entre os rolos (apertando um pouco) e amarre as partes, para que possa prender as voltas da lã.
Logo após, retire as voltas da lã dos rolinhos e faça um nó no pedaço da lã que está prendendo no centro. Isso resultará em um bolinho de lã em formato de número oito. Não corte a sobra desse pedaço de lã, pois ela será usada para prender o pompom na tele do tapete, posteriormente. Agora, posicione a tesoura entre os espaços do bolinho de lã, para cortar as pontinhas que formarão o pompom. E faça muitos pompons, até ter em mãos a quantidade necessária de pompons para cobrir toda a tela e formar o seu tapete.
Em seguida, para finalizar a sua peça, utilize o pedaço de lã que está no centro do pompom, para prender o pompom na tela. Amarre todos os pompons na tela, até revestir toda a tela, formando o seu tapete. E está pronto um lindo tapete para a decoração da casa!
TAPETE DE ROLHAS DE VINHO
Você irá precisar de:
Rolhas de vinho;
Canivete;
Cola para madeira;
Forro de prateleira (Do tamanho que desejar).
Passo a passo:
Corte as rolhas de cortiças em seu comprimento com um canivete bem afiado e em seguida, as coloque em um plano com a base cortada virada para baixo. Confira o tamanho e o formato que você deseja com a régua. Facilita tanto o encaixe, como a estética do tapete se as rolhas couberem certinho no tamanho escolhido, formando fileiras uniformes por todos os lados. Corte o forro de prateleira no tamanho que você deseja para formar a base do tapete. Em seguida, veja a quantidade de rolhas necessárias.
Comece a colar as rolhas de cortiça lado a lado de fora para dentro, formando uma moldura com as linhas e colunas exteriores. Depois de ter feito a “moldura”, basta ir encaixando as que faltam. Depois de encaixar todas, vá colando uma por uma. Isso porque primeiro você deve montar o tapete para ter certeza de que está tudo certo, para só então começar a colar. Prontinho, agora é só colocar o tapete onde você quiser e dar um toque diferente na sua casa.
TAPETE DE RETALHOS
Você irá precisar de:
Retalhos coloridos de tecidos;
Talagarça (tecido encontrado em lojas de produtos para bordados);
Tesoura.
Passo a passo:
Corte a talagarça no tamanho e formato que você quer o seu tapete. Ele pode ser quadrado, redondo ou até em forma de coração. Recorte os retalhos em tiras de 10 centímetros de comprimento e três de largura. Passe cada tira pelos furos da talagarça e dê um nó. Procure deixar uns dois furinhos de distância entre cada tira. Depois de preencher todo o tapete apare as pontas deixando as tiras no tamanho que quiser. Muito fácil não é mesmo?
TAPETE DE CORDA
Você irá precisar de:
Corda;
Lã colorida;
Tesoura;
Cola quente.
Passo a passo:
Comece elaborando vários caracóis com a corda. No final do caracol use a cola quente para unir as pontas. Deixe secar e em seguida junte todos os caracóis formando um grande tapete.
Gostou das dicas de tapetes fáceis e práticos fazer? Mais legal do que incrementar a decoração da casa com modelos prontos, só quando nós mesmas produzimos nossas próprias peças, não é verdade?
Fotos: Reprodução.