Givenchy troca Paris por Nova York, no Verão 2016
2 de julho de 2015
Maioria dos brasileiros compra por impulso, aponta o SPC Brasil
2 de julho de 2015

Semana passada, você viu muitos dos seus amigos mudarem a foto de seu perfil no Facebook para uma versão com um arco-íris em apoio à aprovação do casamento gau nos Estados Unidos, certo? Isso se você mesmo não tiver mudado sua foto com o auxílio de uma espécie de aplicativo que o próprio Facebook disponibilizou para ajudar os usuários a mudarem suas fotos como forma de dar uma ajuda a essa incrível causa.

Pois bem… Se você é o tipo de pessoa que acha que privacidade nas redes sociais é uma coisa muito importante, talvez você tenha uma surpresa não muito agradável relacionada a essas fotos…

Facebook pode rastrear quem mudou a foto para o arco-íris

Muitos acreditam que, na verdade, o Facebook pode rastrear quem mudou a foto do perfil com o auxílio da ferramenta disponibilizada por eles. “Esta não foi uma experiência ou ensaio, mas sim algo que permite às pessoas para mostrar seu apoio à toda a comunidade LGBT no Facebook”, disse um porta-voz do Facebook ao site norte-americano Gizmodo. “Nós não vamos usar isso como uma maneira de direcionar os anúncios e o ponto desta ferramenta não é obter informações sobre as pessoas.”

Antes disso, a empresa disse tabém ao The Atlantic que as fotos do perfil do arco-íris não foram uma experiência ou ensaio, como “todo mundo vê as mesmas coisas.” Ou seja, esse negócio de rastrear a partir do aplicativo para mudar a foto seria o mesmo que procurar chifre em cabeça de cavalo. Será?

O Facebook já realizou estudos sobre memes em perfis como este, mas esta é a primeira vez que eles construíram uma ferramenta para o propósito expresso de mostrar o apoio político com uma simples imagem de perfil. Dito isto, o porta-voz do Facebook não negou que o Facebook pode rastrear quem mudou a foto do perfil  ao apoiar o casamento gay e acrescentando essa informação em seu banco de dados de informações pessoais que a empresa tem sobre seus usuários.

Facebook pode rastrear quem mudou a foto

Tendo em vista tudo isso, é bem provável que o Facebook esteja mesmo seguindo tudo que você faz na sua rede social. E você me pergunta: “Bem, por que tantos questionamentos sobre uma simples ferramenta para alterar uma foto no Facebook”? Bem, o Facebook é bem conhecido exatamente por conduzir tais experimentos para entender melhor seus usuários, o comportamento deles na rede e, finalmente, para ganhar mais dinheiro. Ou vai dizer que você nunca notou que, quando você pesquisa por algo na internet, “misteriosamente” aparecem anúncios relacionados à sua pesquisa no seu perfil do Facebook?  É o Zuckerberg e companhia tentando manter o controle sobre os usuários a partir exatamente do rastreamento de suas atividades utilizando os supercookies do seu navegador, mantendo assim dados dos usuários mesmo depois que você apague sua conta.

Parece meio doido, não é mesmo?

Fotos: Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *