Você já notou que, de um tempo pra cá, existe, em algumas vias, uma nova faixa que fica juntinho à faixa de pedestres? Você sabe o que ela significa? São faixas de retenção exclusiva para motocicletas, uma ação implantada pela AMC para garantir ao motoqueiro o seu espaço quando o semáforo estiver fechado, reduzindo, assim, o risco de acidentes. Em Fortaleza, esta faixa foi implantada há cerca de um mês e pode ser encontrada no cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges. Justamente neste cruzamento, nesta terça-feira, 9, a Prefeitura de Fortaleza realizará uma ação educativa para orientar os motoqueiros sobre o seu funcionamento.
Participarão da ação educadores da Gerência de Educação para o Trânsito (Geduc), agentes do órgão e orientadores de tráfego do Via Livre. Além da distribuição de panfletos, orientações serão dadas aos motoqueiros de como eles devem permanecer na faixa. A principal ação esperada dos motociclistas na faixa é de que eles partam primeiro que os veículos maiores qwuando o sinal abrir. Com isso, eles poderão abrir distância dos carros e evitar acidentes.
De acordo com o diretor de trânsito da AMC, Arcelino Lima, a faixa ainda está em período de estudos, que deve durar 120 dias. Após isso, caso seja constatada a dimunuição de acidentes, ela será implantada em outros pontos da Capital.
Então você motoqueiro já sabe: se passar pelo cruzamento destas avenidas, fique à frente dos carros na faixa reservada a vocês. Assim, você evita que acidentes aconteçam e seu dia seguirá tranquilo e sem imprevistos.
Fotos: reprodução