Fake News: 3 sites para evitar cair em notícias falsas

Hype do Bem|Hypeando|Tecnologia
Fake News

A popularização da internet e das redes sociais trouxe vários benefícios à sociedade. O amplo acesso ao conhecimento, sem dúvidas, é um dos principais. No entanto, esses mesmos mecanismos que podem ajudar muitas pessoas, se mal utilizados, são capazes de prejudicar muita gente. Esse é o caso das fake news, notícias falsas que são criadas, espalhadas e podem prejudicar desde uma só pessoas a populações inteiras. Então, para evitar que você caia em alguma fake news, veja a seguir três sites confiáveis onde é possível verificar a veracidade das informações.

Boatos.org, um dos mais antigos investigadores de fake news

Fake News

Muito antes das fake news se popularizarem como agora, o site Boatos.org já desmistificava muita coisa. Desde lendas urbanas como o caso de um homem que afirmava ter ficado paralítico ao ingerir um refrigerante à notícias falsas envolvendo celebridades, por exemplo. Hoje em dia, eles são bem atualizados e buscam desmistificar, principalmente, as falsas notícias que costumam circular em grupos de Whatsapp e Telegram.

Aos Fatos, uma plataforma de investigação

Fake News

O Aos Fatos é uma plataforma jornalística de checagem que possui uma equipe de checadores independentes de notícias. Ou seja, não está ligada a nenhum grupo editorial, empresa ou financiamento governamental, partidário ou de qualquer tipo de autoridade oficial. Por não receberem dinheiro da publicidade veiculada em seu site, eles reiteram que não há espaço para a publicidade enganosa.

Fato ou Fake, o mais popular site de checagem

Fake News

Formada por uma coalizão de veículos jornalísticos, a agência Fato ou Fake é uma das mais conhecidas do Brasil. Atualizada diariamente, ela foca não apenas em questões políticas, mas também notícias falsas ligadas à sociedade e famosos, quebrando, principalmente, informações mentirosas que circulam nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp e Telegram.

Então já sabem: sempre que receberem alguma notícia muito absurda no grupo da família ou se depararem com algo que parece escandaloso demais no Facebook, dá uma conferida nessas sites antes de passar uma fake news para frente!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter