Já parou para pensar o que aproxima os amigos? Se você perguntar a um grupinho por que eles são amigos, é possível que respondam que é porque gostam de coisas parecidas, não é mesmo? Mas não gostar das mesmas pessoas também pode ser um fator que influencie em uma amizade! Estas foram as constatações feitas por pesquisadores das Universidades de Oklahoma e do Texas, nos Estados Unidos.
Os cientistas instigaram os participantes das pesquisas a lembrar como surgiram suas amizades mais duradouras – surpresa: a maioria tinha sido por terem compartilhado opiniões negativas sobre pessoas conhecidas em comum. Depois, os pesquisadores perguntaram como estas pessoas agiam quando estavam com os três amigos mais próximos. A resposta mais comum foi: falar mal das pessoas ao redor – grupinho de meninas falando mal do cabelo de alguma outra colega, por exemplo.
Para finalizar, os pesquisadores fizeram um teste que mostrou que se você conhece uma pessoa que fala a mesma coisa sobre o comportamento outras pessoas, a chance de surgir uma amizade é muito grande! Uma das autoras do estudo diz “Não é que a gente goste de não gostar das pessoas, é que a gente gosta de conhecer pessoas que não gostam das mesmas pessoas”, completa.
Foto: Reprodução