Não são só as mulheres comuns que precisam lidar com as espinhas, as famosas também sofrem com a temida acne. Aprenda a tratar o problema!
A acne surge frequentemente na adolescência. Isso porque o nível de hormônios sexuais é maior nessa idade, o que ocasiona uma produção maior de sebo pelas glândulas sebáceas. A acne na idade adulta atinge cerca de 20% das mulheres. O problema pode estar relacionado a alteração de hormônios, uso de cosméticos, de esteroides e até intolerâncias alimentares. Mas não se preocupe, não são apenas as mulheres anônimas que estão expostas ao problema. Celebridades como Britney Spears, Penélope Cruz, Bruna Marquezine e Anne Hathaway já sofreram com a acne na idade adulta. Saiba como se prevenir e tratar o problema. Fique atenta às dicas!
Alimente-se bem!
É preciso cuidar da alimentação se você quer as espinhas longe da sua pele. Geralmente, leite, derivados, frituras e amendoins favorecem o surgimento da acne. Algumas pessoas tem um ou mais tipos de intolerância alimentar. Atinge 60% da população mundial e pode causar inúmeros problemas, inclusive a acne, que afetam a qualidade de vida.
Não piore o problema!
Muitas pessoas já são predispostas a acne. No verão, fica ainda pior, pois ocorre o aumento da oleosidade. Pegar sol pode deixar marcas definitivas na pele. Se a pele está inflamada, evite o uso de cremes gordurosos e não esprema os cravos e espinhas. Com a TPM, o surgimento da acne piora. A pessoa pode acentuar se espremer cravos e espinhas e usar tratamentos caseiros indistintamente.
Procure um médico!
Geralmente, o tratamento da acne é com medicamentos de uso local, mas alguns casos precisam de antibióticos via oral. Se a causa da acne for hormonal, uma pílula anticoncepcional pode resolver o problema. Só um dermatologista poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso. A poluição também facilita o aparecimento da acne. Lave o rosto pelo menos três vezes por dia com água gelada e sabonete próprio para o rosto.
Quem já sofreu com as espinhas na adolescência sabe o quanto é ruim, mas pode ser ainda mais embaraçoso quando o problema volta na fase adulta. Não é mais tão comum e as mulheres, principalmente, tentam de todo jeito mascarar o problema. A melhor solução é procurar ajuda médica para tratar a acne de forma correta e evitar possíveis manchas e cicatrizes. Você já sofreu com espinhas na idade adulta? Como foi seu tratamento?
Fotos: Reprodução