Fashion Rio cancela desfiles de Verão 2016

Desfiles|Moda

 

Uma notícia pegou muitos fashionistas de surpresa este fim de semana. Na última sexta-feira (06) foi anunciado que o Fashion Rio, semana de moda já tradicional ( com edições) e que originalmente acontece no mês de março, não vai acontecer este ano. Isso mesmo, parece que os cariocas vão ficar sem os desfiles de verão 2016. O que acontece é que um novo formato para o evento vem sendo discutido desde 2014 pelo Fórum Empresarial da Moda, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FRIJAN), que é detentora do evento atualmente.

A semana de moda, já no novo formato, poderá acontecer ainda este ano, no segundo semestre, segundo declaração da  gerente de Marketing da grife Lenny Niemeyer, Flávia Leal. A estilista, assim como a colega Alessa, participam do fórum, que é comandado por Oskar Metsavaht, criador da Osklen.

Para suprir a falta dos desfiles no Rio, a forma encontrada por muitas marcas queridinhas do público carioca e de todo o Brasil, foi desfilar suas coleções em São Paulo, na SPFW. Este vai ser o caso de marcas como Lenny Niemeyer, Salinas, Andrea Marques e Patricia Viera, que apresentarão suas coleções verão 2016 na São Paulo Fashion Week, entre 13 e 17 de abril.

Para a tristeza de muitos, esta nõ é a primeira vez que isto acontece. Os desfiles de novembro de 2014, para apresentar as coleções inverno 2015 também não aconteceram.  Na ocasião, Paulo Borges, CEO da Luminosidade, responsável pela operação do Fashion Rio, falou sobre a criação do fórum e declarou que o desafio do grupo era não apenas reformular o evento, mas rediscutir toda a estratégia para o mercado de moda carioca. Na ocasião, Paulo Borges afirmou: “Processos de transformação fazem parte do DNA da moda como um todo e não pode ser diferente com o mercado. É sempre positivo quando os players se organizam para discutir, combinar e propor os rumos para o setor”.

Já a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro explicou que o Fórum Empresarial de Moda é um espaço de articulação e mobilização empresarial, que tem como objetivo construir e analisar propostas para o setor.

fashion rio 2 nopatio
A estilista carioca Alessa faz parte do fórum criado para estudar novos formatos para o Fashion Rio.

Repensar para Crescer

Engana-se quem pensa que este é um prelúdio para o fim do Fashion Rio ou das semanas de moda na cidade. Segundo a estilista carioca Alessa, que faz parte do fórum “Repensar o Fashion Rio não é diminuir, é crescer. Uma marca forte é interessante para a cidade, para o Brasil e para a exportação de imagem e produto. A moda do Rio de Janeiro pode ter esta marca”. A criadora e empresária disse ainda que  para que o Fashion Rio funcione é fundamental ter uma curadoria criativa permanente que direcione o evento.

“Existem grandes empreendedores de moda no Rio, que, além de criativos, são os empresários da sua marca, e, por isto, conseguem crescer, porque têm a visão criativa aliada à visão de negócios. Temos instituições motivadoras e investidoras como Firjan, Abit, Apex, temos a lei Rouanet. Temos tudo para exportar o Rio de Janeiro em território nacional e internacional”, afirma Alessa.

Nós aqui do portal No Pátio certamente sentiremos falta de conferir toda a beleza do lifestyle carioca em desfiles que sempre são super esperados. Mas também torcemos para  que o Fashion Rio volte logo e com muitas novidades. E você? Também concorda que o Fashion Rio precisa mudar de formato? Conta pra gente!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter