Fato x Filme: A história real do filme Destemida

Entretenimento|Streaming
Destemida

Recentemente, o filme Destemida estreou na Netflix. A plataforma de streaming não fez tanto alarde sobre o lançamento, fez uma divulgação contida porque sabe que, quando o filme é bom, o público mesmo espalha a notícia. E foi assim que Destemida alcançou a terceira posição no top 10 dos filmes da plataforma aqui no Brasil. Mas nem todo mundo sabe é que a história é inspirada em uma adolescente real. E é justamente isso o que o Fato x Filme dessa semana vai mostrar para vocês!

Segundo a sinopse oficial, Destemida acompanha “uma obstinada adolescente australiana enfrenta seus medos e corre atrás do sonho de se tornar a pessoa mais jovem a velejar ao redor do mundo sozinha“. O longa traz Teagan Croft no papel da jovem Jessica Watson e conta, ainda, com Cliff Curtis e a atriz Anna Paquin completando o elenco.

Qual é a história da verdadeira Destemida?

Jessica Watson ganhou os holofotes e chamou a atenção do mundo em 2009, ao embarcar em uma aventura e tanto. Entre aquele ano e 2010, ela se tornou a primeira adolescente a circum-navegar o mundo sozinha. Jessica tinha apenas 16 anos quando conseguiu realizar o feito. Nascida em maio de 1993 na Austrália, ela aprendeu a velejar com os pais, Roger e Julie Watson, quando ainda era criança. Um dia, a menina leu um livro chamado “Lionheart: A Journey of the Human Spirit”, escrito por Jesse Marton e Ed Gannon. A publicação contava a história de um jovem de 17 anos que deu a volta ao mundo navegando sozinho. E daí, veio a ideia de fazer o mesmo.

Destemida

Ela então começou a treinar e se dedicar para bater o recorde em ser a adolescente mais jovem a navegar sozinha em volta do planeta. Em 18 de outubro de 2009, a australiana partiu em sua empreitada. Ao longo de 210 dias, ela navegou por 18.582 milhas náuticas — mais de 34 mil quilômetros —percorrendo os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. Infelizmente, ela não conseguiu bater o recorde, que era de 21,600 milhas náuticas. Mas ainda assim, seu feito entrou para a História. Em 15 de maio de 2010 ela voltou para casa e, em seguida, escreveu o livro True Spirit: The Aussie Girl Who Took On The World (ainda sem publicação no Brasil).

O recorde pode não ter vindo, mas Jessica foi nomeada a australiana do ano e, em 2011, ganhou a Order os Australia Medal, uma ordem da cavalaria da coroa britânica que reconhece aqueles que realizaram grandes feitos na Austrália. Vale destacar, no entanto, que, apesar de Destemida ser amplamente inspirado na vida de Jessica, alguns fatos do longa são fictícios. Mas ainda assim, dar a volta ao mundo velejando sozinha, com apenas 16 anos, é uma aventura e tanto!

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter