Fato x Filme: A história real por trás de A Órfã

cinema|Curiosidades|Entretenimento
A Órfã

Nesta segunda-feira o Pátio Hype tem o prazer de anunciar a estreia de mais uma coluna semanal: a Fato x Filme. Toda semana, nossa equipe vai trazer para você as histórias reais que inspiraram filmes famosos. Para os mais curiosos, vários são os títulos que devem passar por aqui. Mas os menos corajosos, nem todos eles serão de terror. mas na estreia, claro, tínhamos que começar com um clássico assustador. Você sabe qual é a história real por trás do filme A Órfã?

Difícil imaginar que uma criança abandonada em busca de adoção possa ser protagonista de um roteiro aterrorizante como o de A Órfã. Mas existiu um caso bem similar ao mostrado no longa: o de Barbora Skrlová. Barbora morava na República Tcheca, onde foi acolhida por duas irmãs, Klara e Katerina Mauerova.

A falsa órfã adolescente

Na época, ela se passava por uma pré-adolescente para conseguir despertar a piedade nas pessoas e, assim, ganhar a confiança delas antes de cometer seus crimes. Klara tinha dois filhos, Ondrej e Yakub, e Barbora começou a culpá-los por qualquer incidente que houvesse em casa. Como Klara já sofria de distúrbios psicológicos, não foi difícil para Barbora manipular a mulher. Com isso, os meninos chegaram a ser trancados pela própria mãe em uma gaiola como forma de punição – sob forte influência de Barbora, claro.

Por sorte, os vizinhos perceberam o que se passava com as crianças e denunciaram Klara. Porém eles não sabiam que Barbora era a responsável por tudo aquilo. Quando a polícia chegou ao local, as irmãs foram presas e Barbora se livrou fingindo ser mais uma das crianças abusadas por Klara.

A Órfã
Barbora Skrlová sendo julgada após ter se passado por um menino de 13 anos

Pouco depois, Barbora foi pega no flagra. Dessa vez, ela começou a se passar por Adam, um menino de 13 anos que havia desparecido ainda criança. Ela surgiu para tomar o lugar do rapaz e tentou cometer crimes parecidos, porém sua identidade acabou sendo descoberta.

Filme A Órfã também inspirou caso real

Não bastasse o longa ter sido livremente inspirado no caso de Barbora, ele também inspirou uma criminosa anos depois, mais precisamente em 2010. Neste caso, Natalia Grace, uma mulher com nanismo, se passava por uma criança. Ela foi adotada por um simpático casal. Mas pouco depois da adoção, a vida dos dois virou m verdadeiro filme de terror. Grace começou a apresentar um comportamento extremamente agressivo, a ponto de ser pega tentando envenenar seus pais adotivos.

A Órfã

A menina, então, foi submetida a uma série de exames, nos quais foi descoberto que ela não tinha uma estrutura óssea infantil e sim, de uma jovem ou alguém no início da vida adulta. Com isso, o casal se afastou de Grace. Entretanto, ela abriu um processo contra os pais adotivos, acusando-os de abandono de menor. Atualmente, o processo ainda está em andamento, com o casal tentando provar que Natalia Grace não é uma criança e que, na verdade, ela tentou matar os dois.

Podemos dizer que, nesse caso, a arte imita a vida que imita a arte… Literalmente…

Inscreva-se na nossa newsletter