O consumismo te deixa feliz, três vezes mais. É o que diz a ciência!
Os pesquisadores da Universidade de Michigan dividiram os voluntários em dois grupos: compradores e observadores. Os compradores podiam comprar de verdade, os observadores analisam os produtos, mas não compravam nada. Os participantes foram apresentados a 12 produtos, de chinelos a fones de ouvidos e tiveram que escolher quatro.
Depois, foram entrevistados para saber como se sentiam. O resultado é que os compradores estavam três vezes mais felizes. E ainda descobriram que fazer compras é 40% mais eficiente para que as pessoas sintam que estão no controle da própria vida. Os pesquisadores explicam que a tristeza está relacionada a forças situacionais controlando os resultados da vida de alguém.
Com os resultados, os pesquisadores aconselham a todos a fazerem a “terapia das compras”. “A terapia da compra (quando alguém sai às compras para amenizar o estresse) é tida como ineficiente, uma perda de tempo e o lado ruim do comportamento do consumidor. Mas nós acreditamos que comprar pode ser uma boa maneira de diminuir a tristeza”, afirma o estudo. Só não vale exagerar e ficar triste de novo quando a fatura do cartão chegar.
Fotos: Reprodução