O vegetarianismo está ganhando cada vez mais adeptos e as carnes estão deixando de ser item principal na alimentação de muita gente. Muitos pratos típicos do nosso país levam carne em seu preparo e isso acaba com que os vegetarianos deixem essas comidas de lado.
Mas, você sabia que em alguns casos existem dá para adaptar as receitas e transforma-las em vegetarianas? Hoje o No Pátio vai te ensinar a fazer uma feijoada vegetariana deliciosa que, como leva muitos legumes no lugar das carnes mais gordas, também é ótima para quem não quer sair da dieta. Confira!
Você vai precisar de:
- 500 gramas de feijão preto
- 6 xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de nabo cru
- 1 folha de louro
- 4 dentes de alho
- Cebolinha verde picada a gosto
- Salsinha picada a gosto
- 1 xícara (chá) de cebola picada
- 1 berinjela cortada em cubos médios
- 1 xícara (chá) de tomate picado sem pele e sem sementes
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 150 gramas de chuchu cortado em cubos médios
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino branca a gosto
- 1 xícara (chá) de tofu em cubos médios
Colocando a mão na massa:
Coloque em uma panela o feijão, a cebola, a folha de louro, o alho amassado e a água e deixe-os no fogo até ficarem quase cozidos. Acrescente os demais ingredientes, menos o tofu e a salsinha que serão colocados apenas no final da receita. Deixe cozinhar por mais tempo. Quando estiverem totalmente cozidos, acrescente o cheiro-verde, o tofu, os temperos verdes e o azeite.
Para acompanhar a feijoada vegetariana, a pedida ideal é o couve crocante, arroz integral e macaxeira. Humm! Não tem como errar, agora a feijoada está liberada! E se você tem alguma receita especial de feijoada leve ou vegetariana pode dividir com a gente aqui nos comentários!
Fotos: Reprodução