
O programa Ceará Sem Fome, uma parceria do Sebrae/CE com o Governo do Estado e a Secretaria do Trabalho, promove nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro Cultural do Cariri, no Crato, a 1ª Feira de Oportunidades Ceará Sem Fome – Edição Cariri e Centro-Sul. Essa é a primeira iniciativa desse formato que busca dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por beneficiários do programa estadual.

Participam da feira beneficiários das regiões Cariri e Centro-Sul que concluíram formações do eixo +Qualificação e Renda, integraram a Trilha Quero Empreender e participaram de mentorias conduzidas pelo Sebrae/CE. Dos 60 expositores dos segmentos de agricultura familiar, artesanato, moda e alimentação fora do lar, 40 foram atendidos diretamente pelo Sebrae, por meio da trilha “Sebrae Vencer Empreendedor”, que trabalha gestão, vendas, posicionamento e consolidação de negócios nascentes. A proposta é ampliar autonomia financeira, fortalecer trajetórias de superação da insegurança alimentar e conectar empreendedores em formação com o mercado local.
Durante a ação, o espaço contará com uma Sala do Empreendedor e atendimento de consultores do Sebrae oferecendo orientações gratuitas para quem deseja abrir, formalizar ou desenvolver seu negócio. O público também terá acesso a duas oficinas de marketing digital, focadas em divulgação nas redes sociais, técnicas de abordagem ao cliente e estratégias para apresentar produtos de forma mais atrativa.
O evento oferecerá ainda um espaço de serviços gratuitos de beleza e bem-estar, com escova, corte de cabelo, esmaltação, maquiagem, massoterapia, vacinação, acupuntura, aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional e serviços de enfermagem, ações que serão realizadas com apoio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e da Secretaria da Proteção Social (SPS). Um estande especial será composto por profissionais capacitados pelo programa, que agora colocam em prática as habilidades adquiridas.
A feira também disponibilizará serviços essenciais de documentação por meio do Caminhão do Cidadão. Serão ofertados emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), 1ª via de CPF, Atestado de Antecedentes Criminais e cadastro da Carteira de Trabalho Digital, com senhas distribuídas após triagem da equipe responsável.
A abertura oficial, no dia 28, contará com a presença da Primeira-Dama do Estado, Lia de Freitas, do superintendente do Sebrae/CE, Dr. Joaquim Cartaxo, e demais representantes do Governo estadual e do Sebrae/CE. Ainda durante a solenidade, será lançado o livro de receitas produzido por uma beneficiária de uma cozinha comunitária de Milagres, atendida pelo Ceará Sem Fome, símbolo da transformação promovida pela política pública e pelo eixo de qualificação profissional.
No sábado (29), o evento segue com serviços, oficinas, ações culturais e a chegada das caravanas dos municípios do Cariri e Centro-Sul, mobilizadas para promover circulação de visitantes e ampliar as oportunidades de comercialização dos expositores.
A 1ª Feira de Oportunidades Ceará Sem Fome – Edição Cariri e Centro-Sul reforça o compromisso do Governo do Estado e do Sebrae/CE em apoiar asfamílias atendidas pelas cozinhas comunitárias, além de transformar realidade por meio do empreendedorismo.
Fotos: Reprodução/Fonte: SEBRAE Ceará.





