Uma boa notícia para escritores e frequentadores de feiras de livros! Na cerimônia de lançamento do Circuito Nacional de Feiras de Livros, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, destacou a decisão do Ministério da Cultura (MinC) de enquadrar esses eventos na Lei Rouanet. Com a medida, as empresas patrocinadoras terão 100% de abatimento no Imposto de Renda. Atualmente, esse tipo de evento chega a alcançar 8 milhões de leitores e movimentar até R$ 10 milhões por ano.
“A medida dá tranquilidade aos organizadores e vai permitir que as empresas patrocinem as feiras”, afirmou Galeno. “Anteriormente, algumas conseguiam os 100% de renúncia fiscal, mas outras apenas 40% ou 50%. As feiras que obtinham menos desconto ficavam com baixa competitividade”, acrescentou. A estimativa do governo é que a medida implique em uma renúncia fiscal de R$ 35 milhões.
O MinC também vai ajudar a incrementar as feiras por meio do projeto Caravana de Escritores, que será lançado no segundo semestre. O projeto vai bancar o cachê dos escritores e o transporte até as cidades. Serão chamados autores novatos e consagrados para conversar com os leitores.
Foto: Reprodução