As tão sonhadas férias de fim de ano já chegaram e os planos para aproveitar esses dias de folga da melhor forma possível já estão surgindo. Praia, campo, serra? Viajar para fora do país ou pelo seu próprio estado? As opções são diversas, mas você já pensou em aproveitar esses dias de uma forma mais sustentável?
Independente do lugar para onde você pretende viajar é possível sim transformar suas férias em uma viagem mais sustentável. Qualquer pequena medida que você tome em favor do nosso meio ambiente já é de grande ajuda! Confira algumas delas.
Não se hospede em hotéis – Procure se hospedar nas casas de moradores locais da cidade em que vai visitar ou experimente trocar de casa com alguém da cidade que queira conhecer. Já existem alguns sites específicos com pessoas que recebem turistas em casa como com pessoas que querem trocar de casa durante as férias e que podem te ajudar nisso, são eles CouchSurfing, Home for home, TrocaCasa e InterVac.
Esse tipo de intercâmbio se torna bem econômico e faz com que você acabe vivenciando ainda mais o dia a dia dos moradores da cidade visitada.
Outra opção de hospedagem para curtir boas férias sustentáveis são os albergues, onde você divide o quarto com outros viajantes e ainda aproveita para conhecer gente de diversos lugares diferentes.
Se hotel for a única opção, escolha o mais sustentável – Se for se hospedar em hotéis verifique se o hotel escolhido é sustentável, se ele faz coleta seletiva, se tem algum programa de reutilização de água, se utiliza alguma fonte de energia verde. Faça uma seleção de hotéis onde você gostaria de ficar e procure o máximo de informações sobre eles.
Use o transporte público local – Nós sabemos que em alguns lugares o transporte público infelizmente não funciona já em outros lugares ele é perfeito. Pesquise sobre o trânsito e o funcionamento do transporte público da cidade que vai visitar e só alugue um carro particular em último caso.
Em alguns lugares as opções são tantas, ônibus, metrô, trem, que você nem vai sentir falta de um carro.
Vá de bicicleta – Se mesmo com um bom transporte público, você preferir realmente ter uma autonomia maior e não ficar preso aos horários fixos que os transportes públicos têm, procure alugar uma bicicleta. É bem mais barato do que alugar um carro e em algumas cidades você ainda encontra bicicletas espalhadas para que você pegue emprestada de graça. O seu bolso e o meio ambiente vão agradecer muito por essa escolha!
Não pegue nenhuma “lembrancinha” da natureza – Respeite a natureza, não arranque plantas, não recolha corais nem conchas do mar. Não retire nada da natureza e nem do seu ambiente natural. Sabemos que as coisas da natureza são lindas, mas se elas estão ali é porque elas devem permanecer ali.
Você pode até pensar, “Mas é só uma flor” ou “Mas é só uma conchinha”, mas se todos pensarem assim, não vai sobrar uma só flor ou conchinha no seu ambiente natural e isso pode desencadear várias transformações naquele maio ambiente.
Comprinhas conscientes – Na hora de fazer compras, não leve tudo o que ver pela frente só porque você está viajando e tudo é novidade. Pense bem antes de comprar alguma coisa. Você está mesmo precisando daquilo? Você vai usar realmente? Combina com você ou com a sua casa? Essas perguntas devem ser feitas sempre!
Se você quiser levar lembrancinhas do lugar que conheceu para os amigos e familiares, opte sempre por peças de artesanato local, produzido de forma legítima e amigável.
Ecoturismo – O ecoturismo é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.
Ele é um dos segmentos turísticos que mais cresce no mundo e se diferencia do turismo convencional por ser um tipo de atividade responsável, que cumpre critérios e princípios básicos de desenvolvimento sustentável. O ecoturismo é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.
Na sua cidade – Se você não vai viajar nas férias, aproveite para conhecer um pouco mais sobre a sua própria cidade e os programas ecológicos e sustentáveis que você pode fazer nela. Aproveite também para conhecer projetos desenvolvidos no lugar e se torne voluntário em algum deles.
Se você vai viajar pelo Brasil, uma ótima dica para curtir férias sustentáveis é baixar o aplicativo “Passaporte Verde”. Ele traz mais de 60 sugestões de roteiros mais responsáveis pelo osso país e é gratuito e disponível nos sistemas operacionais iOS e Android. O conteúdo pode ser acessado em português ou inglês e traz sugestões de itinerários que convidam a conhecer as cidades de uma maneira mais autêntica, focando na proximidade da natureza, a degustação da culinária local, o contato com culturas tradicionais.
Há dicas para reduzir o impacto ambiental no destino escolhido, com práticas mais responsáveis e ações simples que podem fazer uma grande diferença, como evitar conexões aéreas e se informar sobre frutas e legumes da estação do seu destino.
Manter nossos costumes fora de casa e durante as férias acaba sendo bem complicado, mas com essas dicas você vai conseguir levar as férias da maneira mais sustentável possível. Fica a dica!
Fotos: Reprodução