Uma das maiores representações da nossa cultura está presente na comunidade pesqueira. De grande importância para a economia, essa atividade possui como tradição a Festa de São Pedro dos Pescadores. Realizado desde a década de 1930, o festejo acontece nessa semana, até o dia 29 de junho. A Igreja de São Pedro dos Pescadores e o calçadão da Beira-Mar, irão receber quermesses, apresentações de quadrilhas e bandas de forró pé-de-serra, além de barraquinhas de comidas típicas e diversas brincadeiras tradicionais.
As comemorações seguem nesta terça-feira (28/6), às 20 horas, com apresentação da Quadrilha Junina Infantil Chama da Fogueira, na sequência tem muito pé de serra regional com o Forró É o Novo! Já na quarta-feira (28), partir das 8 horas, acontece o ponto alto, com a celebração do dia de São Pedro. Depois de uma missa campal, terá a procissão de jangadas, onde a imagem do padroeiro da comunidade pesqueira embarca junto aos fiéis para alto mar para retornar horas depois em meio a muita festa.
Igreja de São Pedro dos Pescadores
O local é a única construção da antiga vila de pescadores que ainda se mantém de pé, tombada e também registrada como Patrimônio Cultural de Fortaleza. A pedra fundamental da Igreja de São Pedro dos Pescadores foi colocada em 1852. Na época, ela era chamada de Capella Nossa Senhora da Saúde do Mucuripe. O templo já foi lugar de mobilização da comunidade em 1909, quando os moradores se uniram em oposição à Diocese, que havia determinado o arrolamento dos bens e a instalação de um cofre no local. A Igreja ficou fechada durante sete anos, sendo reaberta em 1937, com o nome de Capella de Nazaré, para só depois receber o nome de São Pedro dos Pescadores.
A Festa de São Pedro dos Pescadores é uma realização da Colônia Z8 de Pesca e Aquicultura de Fortaleza, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura. Aproveite o tempinho livre e confira essa celebração da cultura litorânea!
Fotos: Reprodução