Festival Choro Jazz Jericoacoara começa hoje

Agenda Cultural|Cultura

Durante seis dias, a badalada praia do litoral Oeste do Estado vai estar imersa em música de qualidade. Shows e cursos prometem agitar a rotina de moradores e visitantes da vila

Amantes de choro e jazz, já podem arrumar as malas, pois começa hoje o evento que reúne grandes músicos e intérpretes nacionais e internacionais, em uma semana inteiramente voltada para a música. Trata-se do Festival Choro Jazz Jericoacoara, que já está em sua terceira edição e será realizado, mais uma vez, na pacífica vila de pescadores Jericoacoara, mais conhecida por Jeri, durante o período de 29 de novembro a 04 de dezembro. O local é considerado um cartão postal do Ceará e uma das praias mais bonitas do mundo.

Como existe uma relação íntima entre os estilos Choro e Jazz e uma liberdade na execução e improvisação, o festival reúne encontros musicais para intensificar o diálogo entre as duas linguagens, proporcionando que sejam realizadas performances inovadoras. ”Grandes encontros onde os artistas poderão livremente e em profunda relação preencher todas as nuances e peculiaridades de cada composição, conferindo-lhes interpretações originais e valorosas”.

Para familiarizar mais os artistas e os interessados em saber mais sobre prática e criação musical, serão oferecidos workshops, além de uma programação pedagógica que dará destaque à música instrumental em toda a sua riqueza e multiplicidade de formas. Os mini-cursos terão duração de uma semana e além das aulas de instrumentos, haverá práticas em conjunto. O maior objetivo do evento é valorizar e democratizar a cultura, através de vivências artísticas totalmente gratuitas, proporcionando assim que os participantes possam ser atuantes na cena contemporânea musical.

Preocupação

De acordo com o criador do Festival, o produtor musical Capucho, há uma lacuna no quesito formação, quando se fala em festivais de música no Brasil. “Estamos aqui mostrando milhões de ritmos, de coisas do Brasil. É só questão de oportunidade. Você chuta uma lata sai 15 meninos talentosos. O povo aqui adora. Já são mais de 300 inscritos até agora. Gente do Brasil todo está vindo para ter aula. Por que isso? Porque estamos carentes aqui no Brasil. Os festivais estão mais preocupados com popstars”, desabafa ele. “A cultura brasileira tem que estar presente na mesa do brasileiro. Tem muitas pessoas de 30 anos que nunca ouviram falar em Pixinguinha”.

Para Capucho, a música instrumental passa por um ótimo momento e, apesar do sucesso do Festival, ele espera que o evento passe a integrar o calendário oficial do Estado e obtenha mais apoio.

“Eu venho pra Jeri desde quando não tinha Jeri. O pessoal dizia: ´você trabalha com música, conhece todo mundo, porque não traz alguém?´. Esse festival comecei a pensar em Tiradentes (no feriado), em 1999. Depois, fomos para outras cidades, mas nunca tinham dinheiro. Então fui atrás, montei o projeto, consegui apoio do Governo Federal”, lembra Capucho. “Espero que esse Festival entre definitivamente no calendário do Estado”.

Confira a programação musical completa do Festival:

MAIS INFORMAÇÕES

III Festival Choro Jazz Jericoacoara – de 29/11 a 4/2, com shows de artistas como Ivan Lins e Zé Menezes. Contato: (11) 3032.3312

Para saber todas as informações sobre o evento e realizar sua inscrição, acesse o site oficial.

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter