
O legado de Sérvulo Esmeraldo inspira novas conexões entre artistas e público. Até o dia 2 de novembro, o Crato recebe a sexta edição do Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE96), evento que homenageia o artista cearense e reúne programação voltada à criação, à formação e ao diálogo entre arte e ciência. Com o tema “Tecer o Amanhã”, o festival propõe uma reflexão tendo a arte como meio de transformação e inovação.
A programação inclui residências artísticas, exposições, masterclasses, oficinas, vivências culturais e ambientais, além de bate-papos on-line que conectam artistas e público em torno de novas perspectivas criativas. As oficinas presenciais, ministradas pelos artistas residentes Carmela Gross, Carla Chaim, Rodrigo Andrade e Tibico Brasil, acontecem no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, da URCA, com carga de 20 horas/aula e certificação para quem cumprir 80% de participação.
Os encontros virtuais, intitulados “Tecer o amanhã, hoje!”, serão transmitidos pelo canal do festival no YouTube e contarão com nomes como Brisa Cabral e Álamo Saraiva Feitosa, Gugu e Boni de Góis, Tiago Florêncio e Vanda Cariri, e Carlos Tolovi e Laís Vertano.

A programação também contempla o Instituto Cultural do Cariri, que exibirá o curta Mulher Barco, do fotógrafo e realizador Tibico Brasil, e lançará o livro Meu Vizinho Babinski, de Jurani Clementino, sobre o artista Maciej Babinski, no dia 30 de outubro, às 19h.
Encerrando o festival, no dia 2 de novembro, será aberta a mostra com os trabalhos desenvolvidos nas oficinas Cariris, Performar para desenhar para performar, Manchinhas do Cariri e Contar histórias com celular, às 17h, no Centro Cultural do Araripe (Galeria da RFFSA). As exposições seguem abertas à visitação até 27 de novembro. Vale conferir!
Serviço:
Festival Sérvulo Esmeraldo 96
Até o dia 27 de novembro no Crato/CE
Gratuito – Mais informações: @institutoservuloesmeraldo
Fotos: Reprodução / Fonte: Governo do Ceará





