Katy Perry é a nova garota da H&M para o natal!
24 de novembro de 2015
Você sabia que homens também podem ser vítimas de depressão pós-parto?
24 de novembro de 2015

As milenares orquídeas estão cada vez mais próximas de todos que procuram conviver um pouco mais com a natureza e sua beleza. Sem distinção de classes sociais e locais geográficos, as plantas já se tornaram xodó de muitas pessoas pelo país, os chamados “orquidófilos”. Se você é um deles ou é apenas um curioso, gosta de plantas e gostaria de conhecer melhor o cultivo e adquirir a primeira espécie poderá usufruir de uma ampla programação no final de semana, entre os dias 27 e 29 de novembro, na Casa José de Alencar (Av. Washington Sores, 6055).

Promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), a 9ª edição do FestOrquídeas reunirá a exibição e concurso de flores, a realização de palestras e oficinas de cultivo de orquídeas e ainda uma feira de plantas ornamentais e acessórios de jardinagem. A participação no evento é gratuita.

Nesta edição, haverá a presença de dois orquidários comerciais oferecendo mais de 100 espécies de orquídeas nacionais e estrangeiras, são os orquidários Flores do Lago (MG) e Santa Gertrudes (CE). Além da exposição, o visitante poderá conferir a feira de plantas ornamentais (Adenium, cactos e bromélias) e de insumos (adubos, defensivos, vasos, suportes, substratos etc). As orquídeas expostas concorrerão ao já tradicional troféu Labiata de Ouro nas categorias: Melhor Espécie Brasileira, Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Híbrido, Melhor Espécie Botânica, Melhor Cultivo, Melhor planta da exposição de acordo com o voto popular e o Melhor Cattleya labiata – Prêmio Waldir Lima Leite, para a Cattleya labiata que ganhar o primeiro lugar.

festorquídeas nopatio1

O diretor de comunicação da ACEO, Italo Gurgel, reforça que qualquer interessado pode participar. “Todo orquidófilo gosta de mostrar suas flores. Para isto, o FestOrquídeas é a melhor vitrine, uma vez que um público de milhares de pessoas (até 20 mil em edições anteriores) visita a exposição, encantando-se com a beleza das flores e fotografando-as para depois exibir as imagens nas redes sociais. Não há cenário mais belo para um selfie”, convida Gurgel. Os interessados em expor podem levar seus vasos para a Casa José de Alencar no dia 27 (sexta-feira), das 08 horas às 13 horas.

Seguindo a tendência das edições anteriores, o 9º FestOrquídeas será mais uma vez cenário para a promoção de campanha contra a venda de orquídeas retiradas do mato. No evento, será expressamente proibida a exibição e/ou comercialização de qualquer planta coletada na natureza. O FestOrquídeas abrirá espaço para discutir o tema, objeto de preocupação das diversas associações de orquidófilos que se multiplicam por quase todo o País.

casa-de-jose-de-alencar

Aproveite para conferir abaixo a programação completa desta edição do FestOrquídeas!

Sexta-Feira (27/11)

08:00h às 13:00h – Recebimento de plantas

13:00h às 14:00h – Julgamento

14:00h – Abertura oficial da exposição

14:00h às 18:00h – Visitação

15:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Yan Ferreira)

16:00 – Oficina de minijardins de cactos e suculentas (Fátima Oliveira)

Sábado (28/11)

08:00h às 18:00h – Visitação

09:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Gerson Paiva)

10:00h – Oficina de semeadura de Adenium (Vera Coelho)

11:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Italo Gurgel)

14:00h – Palestra: “Cultivando orquídeas no Nordeste” – Hugo Leite, Diretor técnico da Associação Paraibana de Orquidófilos-APO

15:00h – Palestra: “Cultivo in vitro de orquídeas” – Diva Correia, pesquisadora da Embrapa/CE

16:00h – Palestra: “Enclaves de floresta úmida no Estado do Ceará e novas ocorrências de orchidaceae” – Francisco Marcelo Carvalho, Diretor técnico-científico da Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO.

Domingo (29/11)

08:00h às 17:00h – Visitação

09:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Elza Ferreira)

10:00h – Oficina de cultivo de Adenium (Juliana Coelho)

11:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Michelle Canário)

12:00h – Oficina de cultivo de cactos e suculentas (Júlio César)

16:00h – Entrega de troféus

17:00h – Encerramento da exposição

 

Serviço:

9ª edição do FestOrquídeas – Festival de orquídeas de Fortaleza

Data: 27, 28 e 29 de novembro

Local: Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, nº 6055)

Entrada: Gratuita (A organização sugere aos visitantes a doação de 1 (um) kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó. Os produtos arrecadados serão destinados à ASSOCRIO.)

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *