Filho mais velho é o mais inteligente. Será?

Comportamento|Estilo de Vida|Pesquisas


O relacionamento entre irmãos geralmente é recheado de cumplicidade e, também, de rivalidade. O que é bastante normal, afinal, o filho mais velho é sempre o mais inteligente e o caçula o mais mimado, conforme os estereótipos populares.

Tudo indica que os primogênitos ganharam mais uma batalha. Cientistas da Universidade de Leipzig, na Alemanha, ao analisar o comportamento de dezenas de milhares de pessoas para tentar descobrir se a ordem de nascimento de uma criança influi na sua inteligência e sua personalidade fizeram algumas descobertas surpreendentes.

Para a investigação, os pesquisadores contaram com 20 mil pessoas da Grã-Bretanha, Alemanha e Estados Unidos para verificar o quanto elas eram neuróticas, extrovertidas, abertas e simpáticas e concluíram após as análises, que a personalidade não é afetada pela ordem de nascimento.

Entretanto, o estudo observou uma pequena diferença em relação a inteligência – os irmãos mais velhos tendem a ser ligeiramente mais inteligentes do os irmãos mais jovens. Os investigadores também descobriram que há diferenças na maneira como os irmãos pensam. Os mais velhos têm uma probabilidade maior de concordar com afirmações como “sou rápido para entender as coisas” do que os irmãos mais novos.

Filho mais velho 2

Estes voluntários também tinham uma probabilidade maior de dizer que acharam fácil compreender ideias abstratas e que tinham um vocabulário mais rico do que os irmãos mais novos.

Apesar de as razões para essas conclusões não estarem claras, pesquisas anteriores sugerem que elas podem estar mais ligadas ao status social do filho mais velho dentro da família do que a mudanças biológicas ocorridas no útero da mãe.

Mas nem tudo está perdido para quem não é o filho mais velho. Outra característica que a pesquisa mostrou é relativa à saúde: os filhos mais novos parecem ser mais saudáveis que os mais velhos.

Será? Conta para a gente aqui do No Pátio se você concorda com esta pesquisa.

 

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter