Filmes tristes deixam as pessoas mais felizes, diz estudo

Comportamento

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, publicada na ultima semana no  periódico Communication Research, revela que assistir a filmes tristes traz felicidade. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque as tragédias nas telonas – por exemplo, o Jack morrer em Titanic –  chama atenção para os aspectos positivos em nossas vidas!

Para Silvia Knobloch-Westerwick, principal autora do estudo, quanto mais as pessoas se lembram de seus amados ao assistirem a esses filmes, maior é a felicidade. “Histórias trágicas geralmente abordam temas como amor eterno, e isso leva os espectadores a pensarem sobre seus próprios entes queridos”, revela.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores envolveram no estudo cerca de 360 estudantes universitários, que tiveram que assistir a versões tristes. Estes estudantes tiveram que responder a várias perguntas – antes e depois da exibição – para medir o quanto eles estavam felizes. Também foi avaliada o grau de emoções  – incluindo tristeza – que sentiam em cada momento do filme.

Ao final de tudo, os universitário tiveram que escrever o quanto gostaram do filme e se ele os havia levado a refletir sobre suas vidas, objetivos e relacionamentos. “O que as pessoas escreveram como resultado do filme foi a chave para entender por que os indivíduos gostam de ver filmes dramáticos”, revela Knobloch-Westerwick.

Para a pesquisadora, “as pessoas parecem usar dramas como uma forma de refletir sobre os relacionamentos importantes de sua própria vida. Isso pode ajudar a explicar por que filmes tristes são tão populares, apesar da tristeza que induzem momentaneamente”, conta.

E aí, aproveita e conta para gente: qual é o seu filme triste predileto?

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter