Veijo Rönkkönen Sculpture Garden: a floresta assustadora da Finlândia

Bizarro
floresta assustadora

Tirando os fãs de Heavy Metal e climas frios, a Finlândia não costuma ser o primeiro destino de viagem de muita gente. No entanto, este pequeno país é conhecido por ter belíssimas paisagens e uma população extremamente educada. Porém, nem todo mundo sabe que lá também abriga um jardim que mais parece uma floresta assustadora.

Estamos falando do Veijo Rönkkönen Sculpture Garden, ou Jardim das Esculturas de Veijo Rönkkönen. O local abriga mais de 500 esculturas de concreto, todas feitas pelo artista finlandês Veijo Rönkkönen — que dá nome ao jardim. Juntas, as obras criam uma atmosfera surreal e, de certa forma, macabra.

floresta assustadora

A história de uma floresta assustadora

Para começar, Rönkkönen nasceu em 1944 e viveu uma vida reclusa. Ele começou a criar as esculturas na década de 1960 e passou mais de 50 anos criando suas esculturas no jardim de sua casa. O artista nunca buscou fama ou reconhecimento. Ele apenas expressava sua visão única do mundo. Para tanto, Rönkkönen trabalhava com concreto e outros materiais. Além disso, ele usava dentes humanos reais nas esculturas. Ele acreditava que os dentes adicionavam realismo às suas criações e, de fato, esse é um dos detalhes que dá ao jardim um aspecto de floresta assustadora.

floresta assustadora

As estátuas apresentam variados tamanhos e formas. Algumas são mais realistas, parecendo com humanos, enquanto outras são mais abstratas e desproporcionais. Mas são as expressões faciais o que mais chama a atenção do visitante. Isso porque algumas esculturas parecem estar sorrindo, enquanto outras, parecem assustadas. Para isso, o fato dele utilizar dentes reais tem um efeito ainda mais assustador. E detalhe: alguns dos dentes são do próprio artista! E há de amigos dele também.

O Jardim de Esculturas de Veijo Rönkkönen atrai visitantes de todo o mundo. As pessoas viajam para a Finlândia para experimentar a atmosfera única do local. Alguns visitantes se sentem fascinados pelas esculturas. Outros se sentem perturbados. A floresta assustadora criada por Rönkkönen está aberta para visitação pública gratuita, mas não conta com iluminação noturna, Ou seja, é melhor conhecer somente à luz do dia, mesmo.

Se bem que alguém teria coragem de ir lá à noite?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter