Aquela comidinha do interior sempre tem um gostinho a mais, não é? O hábito de cozinhar em fogões que funcionam a base de lenha se mantém ainda hoje em muitas comunidades rurais do Ceará! Porém, a prática tem muitas desvantagens e malefícios.A fumaça, que é produzida da lenha queimada, pode irritar os olhos e até obstruir os pulmões, sem falar que usar lenha contribui, e muito, para o desmatamento! Mas como contornar o problema de inúmeras famílias cearenses, que precisavam seguir cozinhando em seu dia a dia? A idéia foi simples, original e sustentável: Fogões ecológicos!
Assim, nasceu um projeto do Governo do Estado do Ceará que distribui fogões ecológicos, que economizam lenha e têm uma chaminé, por onde sai a fumaça. Na cidade de Pacajus, por exemplo, as chaminés já fazem parte da paisagem. Os fogões são construídos com tijolos refratários, o que mantém o calor dentro da estufa e economiza lenha. Outra vantagem é fumaça, que antes ficava pela casa, agora é elimininada com as chaminés.
Os fogões também ajudam a criar empregos nas comunidades mais pobres. Pedreiros locais são treinados para fazer o trabalho, que leva algumas horas! O novo fogão pode ser usado dentro de 4 dias. Um fogão ecológico custa por volta de R$ 450,00, custo que é pago pelo Governo. Os habitantes estão aprovando e comemorando a novidade! Desde o início do projeto em 2007, 19.000 fogões já foram distribuídos à população rural. Tá aí uma atitude que pode melhorar a rotina, preservar a saúde e tornar a vida de quem precisa mais fácil!