Folgança – VIII Encontro de Cultura Popular Tradicional em Fortaleza

Agenda Cultural|Art Daqui|Cultura

Boitatá, Boto, Curupira, Lobisomem, Mãe-D’água, Mula-sem-cabeça e Saci-Pererê, quem nunca ouviu falar? Lendas, danças culturais e mitos fazem parte do nosso cotidiano e do folclore brasileiro. Para comemorar o Dia do Folclore, celebrado dia 22 de agosto, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está apoiando o Folgança – VIII Encontro de Cultura Popular Tradicional. As comemorações acontecem de 20 de agosto e 6 de setembro, em vários equipamentos culturais, e visam valorizar, propagar e transmitir conhecimentos sobre a nossa cultura.

Entre os destaques da programação está o Seminário do Patrimônio Imaterial – Certezas e Desafios, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto, no Teatro Antonieta Noronha. Na quinta-feira (20), às 9 horas, a primeira mesa se propõe a fazer uma reflexão sobre o Fortalecimento das Culturas Tradicionais Populares através das Políticas Públicas. Os palestrantes serão: Pedro Domingues, diretor do Teatro Municipal São José; Eliza Gunther, da Fundação Silvestre Gomes, e Jober Pinto, coordenador do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Pela tarde, a partir das 14 horas, o tema será o Registro das Festas Tradicionais do Ceará, com os palestrantes Lourdes Macena, do IFCE-CE e membro da Comissão Cearense de Folclore; Igor Menezes, do IPHAN-CE, e Carolina Ruoso, coordenadora de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secult – CE.

VIII Encontro de Cultura Popular Tradicional 2

Na sexta-feira (21), às 9 horas, o tema Folclore e Educação entra na pauta com os palestrantes Valquiria Mendes, presidente da Comissão Cearense de Folclore, Walden Luiz , ator, diretor e membro da Comissão Cearense de Folclore; e Severino Vicente, presidente da Comissão Nacional de Folclore. Às 14 horas, o tema da palestra será Práticas e saberes tradicionais, com a participação de Gerson Augusto de Oliveira Júnior, da UECE; Miguel Sávio de Carvalho Braga, do LABOMAR – UFC; e Paulo Tadeu, jornalista, folclorista e membro da Comissão Cearense de Folclore.

Na sexta-feira (21), a partir das 19 horas, também acontece uma solenidade em comemoração ao Dia do Folclore com a palestra Entre Saberes e Fazeres – O “Cumezin” Nordestino como um meio de educar para o patrimônio – Homenagem Paulo Tadeu, na Casa Juvenal Galeno.

Já de 24 a 28 de agosto, sempre às 18h30min, a Vila das Artes sediará Oficinas de Danças Folclóricas. O curso é composto pela Oficina Caboclinhos, que retrata Pernambuco e será ministrada por Regina Mesquita e o grupo Estrelas da Rua. Dia 25, acontece a Oficina Siriri, demonstrando as culturas de Mato Grosso e Ciranda de Tarituba, do Rio de Janeiro. Ambos acompanhados por Circe Macena e pelo grupo Mira Ira. No dia 26, é a vez da Oficina Boi de Parintins, uma dança do Norte do País, ministrada pelo professor Marcos Campos e o grupo Oré Anacã. Dia 27, tem a Oficina Boi do Maranhão, com o supervisão da Sandra Veloso e do Grupo Arte Popular. E, no último dia, 28, acontece a oficina Reizados de Congos do Ceará, ministrada pelo Mestre Marcos, pela Mestra Juliana e pelo Reisado Nossa Senhora da Saúde.

VIII Encontro de Cultura Popular Tradicional 3

No dia 3 de setembro, a partir das 14 horas, será a vez do Cuca Barra receber o Folgança com o Encontro de Jovens da Cultura Popular e com a Exposição dos Figurinos Carnavalescos de Izidoro Santos.

De 4 a 6 de setembro, por sua vez, haverá Feira de Artesanato no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com apresentações dos grupos de cultura popular tradicional e de projeções da cidade de Fortaleza, interior do Estado e de outros estados do Brasil.

Para participar de qualquer atividade do Folgança – VIII Encontro de Cultura Popular Tradicional, os interessados deverão se inscrever através do e-mail folganca@gmail.com ou no dia e no local de cada evento. Os participantes receberão certificado dos seminários em que estiverem presentes. As inscrições e entradas são gratuitas.

O Folgança – VIII Encontro de Cultura Popular Tradicional conta com o apoio da Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore, ACAMPI, Associação Cultural Canto da Jandaia, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Secretária de Cultura do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Serviço:

Seminário Patrimônio Imaterial – Certezas e Desafios

Data: Dias 20 e 21/8, a partir das 9h

Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)
Solenidade em comemoração ao Dia do Folclore

Palestra– Entre Saberes e Fazeres – O “Cumezin” Nordestino como um meio de educar para o patrimônio – Homenagem Paulo Tadeu

Data: Dia 21/8, às 19h

Local: Casa Juvenal Galeno (Rua General Sampaio, 1128 – Centro)
Oficinas de Danças Tradicionais

Data: 24 a 28/8, às 18h30

Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221- Centro0
Encontro dos Jovens da Cultura Tradicional Popular – Exposição dos figurinos do carnavalesco Izidoro Santos

Data: 3/9, às 14h

Local: Cuca Barra (Av. Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Feira de Artesanato e Apresentação Culturais

Data: De 4 a 6/9, a partir das 18h

Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
As inscrições para o Seminário Patrimônio Imaterial – Certezas e Desafios e para as Oficinas de Danças Tradicionais devem ser feitas através do email folganca@gmail.com ou no dia e no local de cada evento.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter