Um filme que vai muito além do mundo glamuroso da moda e aborda questões verdadeiramente importantes e que podem fazer toda a diferença! Foi com isso em mente que a National Geographic e a C&A se uniram para produzir o documentário For the Love of Fashion, que aborda o cultivo do algodão orgânico e o impacto nos produtos que chegam aos consumidores. A produção global também enfatiza a necessidade de uma mudança no paradigma da cadeia de produção da matéria-prima. O documentário, que estreia no Brasil no dia 25, às 17h15, na National Geographic, tem como apresentadora Alexandra Cousteau, conhecida mundialmente por seu trabalho sobre a água e as questões de sustentabilidade.
Com 45 minutos de duração, o documentário é apresenta Alexandra, que viaja pela Índia, Estados Unidos e Alemanha, mostrando os resultados do uso de métodos de produção mais sustentáveis. Dados apontam que 2,4% das terras de cultivo no mundo estão destinadas à plantação de algodão. No entanto, esse cultivo consome 24% do total de inseticidas e 11% dos pesticidas vendidos no mundo inteiro. O algodão orgânico tem consideráveis benefícios econômicos e ambientais, mas representa menos de 1% da colheita anual mundial.
Um dos lugares visitados por Alexandra são os campos de cultivo de algodão de Madhya Pradesh, na Índia, onde ela acompanhou a produção do algodão e conheceu os agricultores locais, cuja vida melhorou notavelmente depois que alteraram os métodos de produção, substituindo o cultivo pelo método tradicional por tecnologias mais sustentáveis. No filme, a apresentadora também conversa com trabalhadores de organizações não governamentais e de outras entidades e com líderes da indústria na Alemanha e nos Estados Unidos. Além disso, Alexandra entrevista especialistas em sustentabilidade da C&A, uma das maiores compradoras da matéria-prima no mundo, para entender por que há a necessidade de migrar para o cultivo orgânico e para movimentos de nível internacional.
Se você trabalha com moda ou simplesmente se interessa pelo assunto, vale a pena conferir o documentário e se debruçar mais atentamente sobre as questões nele abordadas afinal, a moda e a sustentabilidade devem sim, caminhar cada vez mais juntas, para o bem de todos, não é mesmo?
Enquanto o filme não estreia, aproveite para conferir abaixo a vinheta oficial do “For The Love Of Fashion”!
[youtube width=”850″ height=”580″]https://www.youtube.com/watch?v=BEolU1-xzo4#action=share[/youtube]
Sobre Alexandra Cousteau
Alexandra Cousteau, exploradora emergente da National Geographic, diretora cinematográfica e reconhecida mundialmente por seu trabalho com a questão da água, continua com a tarefa de seu famoso avô, Jacques-Yves Cousteau, e de seu renomado pai, Philippe Cousteau. Alexandra domina a tradição narrativa herdada de sua família e tem uma habilidade única para inspirar o público sobre questões importantes de política, leis e ações. Alexandra se dedica a defender a importância da conservação e da gestão sustentável da água, a fim de manter o planeta saudável. Suas iniciativas em nível mundial têm o objetivo de inspirar e capacitar os indivíduos para proteger não só o oceano e seus habitantes, mas também as comunidades humanas que dependem dos recursos de água doce.
Fotos: Reprodução