
Agora ficou mais fácil solicitar o Cartão Gratuidade para Pessoas com Deficiência (PCDs) em Fortaleza. O serviço, antes disponível apenas na sede da Etufor, pode ser acessado também nas 12 Secretarias Regionais da cidade, ampliando os pontos de atendimento e facilitando o acesso ao benefício para quem atende aos critérios socioeconômicos.
Com a mudança, os fortalezenses com deficiência passam a contar com mais uma alternativa de atendimento: além da sede da Etufor, o pedido pode ser feito nas Centrais de Acolhimento das Secretarias Regionais, o que permite que o serviço esteja mais próximo da residência do solicitante.
Para solicitar a primeira via do Cartão Gratuidade, a pessoa com deficiência (física, auditiva, visual, mental/intelectual ou múltipla) deve comparecer a uma das Secretarias Regionais com a documentação exigida e duas fotos 3×4. Após a entrega dos documentos, o processo será analisado por um médico perito da Etufor, responsável pela perícia. Caso o pedido seja aprovado, o cartão será entregue na mesma Regional onde foi solicitado.

Confira os endereços das Regionais:
- SER 1: Rua Jangada, 740 – Barra do Ceará
- SER 2: Rua Tavares Coutinho, 2215 – Varjota
- SER 3: Av. Jovita Feitosa, 3090 – Parquelândia
- SER 4: Rua José Felício de Souza, 2600 – Vila União
- SER 5: Av. Oscar Araripe, 1030 – Bom Jardim
- SER 6: Rua Santa Clara de Assis, 580 – Messejana
- SER 7: Rua Atilano de Moura, 420 – Guararapes
- SER 8: Rua H, 313 – Parque Dois Irmãos
- SER 9: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 1650 – Barroso
- SER 10: Rua Francisco Glicério, 290 – Maraponga
- SER 11: Rua Rio Grande do Sul, 860 – Panamericano
- SER 12: Rua 24 de Maio, 1255 – Centro
Esta ação fortalece a descentralização dos serviços públicos e amplia o alcance das políticas de inclusão na cidade. Não deixe de garantir seus direitos!
Fotos: Reprodução/ Fonte: Regionais