O projeto “Caminhos de Iracema” tem como proposta realizar um percurso de uma ponta a outra de Fortaleza para perceber os registros de José de Alencar e suas histórias.
É possível perceber a cearensidade de Alencar em bairros como Centro, Praia de Iracema, Messejana e Barra do Ceará. A Faculdade CDL tocou o projeto neste domingo (25) com um grupo de 48 pessoas que andou pelos espaços identificando as histórias alencarinas. O grupo conheceu teatro, praça, estátuas de Iracema, Forte de São Sebastião, Casa de José de Alencar e outros pontos relacionados à obra do autor.
A estudante Mariana Mendes Ferreira mora no bairro Jacarecanga e acompanhou todo o percurso. “Tem muitos lugares que nem conhecia ou só ouvia falar. Morar em Fortaleza é assim e tem muita gente que nem sabe que esses lugares existem”, afirmou Mariana.
O idealizador do projeto Gerson Linhares declarou que “ a cidade não está aproveitando sua história como ela é. Os monumentos precisam ser mais visitados, os espaços históricos precisam ser mais frequentados”.
Fotos: Reprodução