Quando o assunto é a participação da comunidade local no planejamento turístico (em aspectos sociais) e nas ações integradas com outros municípios da região (cooperação regional), Fortaleza é a capital que mais evoluiu, segundo o estudo de competitividade do Ministério do Turismo, divulgado ontem (quarta-feira, 9).
Juntamente com o Sebrae, o MT realizou uma solenidade em Brasília para premiar as cidades que mais evoluíram em 13 aspectos que ajudam a compor a atividade turística. Os dados foram divulgados com base em uma pesquisa de campo realizada em 65 destinos turísticos.
Em aspectos sociais, a evolução da capital cearense levou em conta itens como acesso à educação, empregos gerados pelo turismo, o uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população e política de enfrentamento e prevenção à exploração de crianças e adolescentes.
No quesito aspectos sociais, Fortaleza obteve 65,3 pontos. Pontuação melhor que a média nacional, que é de 60,5 pontos, em uma escala de 0 a 100. Entre os pontos que favoreceram a premiação da capital estão o envolvimento da comunidade local com a atividade turística e a participação da sociedade na discussão de projetos turísticos.
Já em cooperação regional foram considerados critérios como governança, planejamento turístico regional, roteirização, promoção e apoio à comercialização de forma integrada. Os pontos que favoreceram Fortaleza incluem a existência do Fórum de Turismo do Ceará, o fato de o destino integrar roteiros turísticos regionais comercializados por operadores e agências locais e nacionais, além da participação em eventos e realização de ações promocionais em parceria com outros destinos.
O Índice de Competitividade do Turismo Nacional é um indicador que mede a competitividade de 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do País. O estudo permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas, em nível local e federal.
Fotos: Reprodução.