Fortaleza inaugura 1º Núcleo de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista

Acontece|Fortaleza|Saúde

Fortaleza dá mais um importante passo no apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capital cearense ampliou sua rede de reabilitação com a entrega do primeiro Núcleo de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea). 

O novo equipamento é direcionado para terapias multidisciplinares, oferecendo estimulação sensorial e de aprendizado a crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade com TEA. 

O ambiente envolverá profissionais como terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e psiquiatra. O Núcleo conta com sala de atividades interdisciplinares, consultórios médicos, área de convivência, salas de atividades em grupo, de atividade de vida diária (AVD), atendimento terapêutico, cozinha, fraldário, dentre outros espaços.

O Nutea  iniciará os atendimentos ainda neste mês de agosto. O equipamento acolherá pacientes previamente agendados, a partir do encaminhamento realizado pelo posto de saúde.

_

Transtorno do Espectro Autista (TEA) 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um déficit de desenvolvimento neurológico caracterizado por dificuldades na comunicação, interação social e a presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Sua gravidade varia conforme os impactos nas áreas de comunicação social e comportamento, e algumas pessoas podem levar uma vida independente sem perceber o transtorno. O diagnóstico pode ser feito por neuropediatras, neurologistas do desenvolvimento, psiquiatras e pediatras especializados.

Fotos: Reprodução /  Fonte: SMS

Inscreva-se na nossa newsletter