A capital cearense vive um momento econômico importante e se prepara para sediar a Copa do Mundo da FIFA 2014
O calor do povo, o sol que brilha forte o ano inteiro, as festas, as belas praias, a gastronomia e a rica cultura fazem de Fortaleza uma cidade especial. A capital do Ceará é o cenário perfeito para quem quer aproveitar momentos agradáveis rodeado de muito bom humor. Escolhida como uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA de 2014, a ‘Terra da Luz’ se destaca com o moderno estádio Arena Castelão. A hospitalidade, as tradições culturais e o respeito à natureza fazem da cidade um dos locais mais visitados do Brasil.
Capital do Ceará desde 1799, Fortaleza é a cidade mais populosa do Estado e a 5ª do País – com 2,4 milhões de habitantes. A fama internacional veio pelas belezas naturais das praias, manguezais, lagoas e rios, que compõem um visual completo para quem busca por um contato mais próximo à natureza. A capital cearense também é conhecida pela alegria de seu forró, um dos ritmos mais populares do Nordeste brasileiro. A cidade vem recebendo muitos investimentos, sobretudo, nas áreas de turismo de negócios e eventos.
Grande parte das atrações turísticas de Fortaleza envolve o litoral. Na Praia do Futuro, por exemplo, é possível desfrutar de sobra e água fresca, com barracas na areia que servem as delícias da culinária local. A Praia de Iracema é onde se encontram a maioria dos bares e casas noturnas. O Mucuripe é o lugar de onde saem os pescadores com suas jangadas. Já a avenida Beira Mar é o é lugar de badalação e de prática de esportes, além de abrigar a tradicional feirinha de artesanatos.
Outras atrações como o parque aquático Beach Park – o maior do Brasil – que anualmente recebe mais de 500 mil visitantes e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com seus museus, teatros, cinemas, biblioteca e planetário, atraem cada vez mais turistas nacionais e internacionais, vindos, principalmente de países europeus como Espanha, Portugal, Itália e França.
Na rota do turismo mundial
Fortaleza tem ultrapassado as margens de suas belezas naturais, fazendo com que o turista fique cada vez mais tempo desfrutando de outros atrativos. A capital cearense se consolida, principalmente, com a iminência de grandes eventos, e se fortalece como destino certo para turistas do Brasil e do Mundo. A cidade tem potencial e vem investido em atrativos. Para que isso aconteça; nova infra-estrutura, a hospitalidade e o bom humor fortalezense são apostas para cativar os visitantes.
Além disso, Fortaleza é uma cidade de gastronomia variada, que possui pratos que vão desde a comida típica até o refinado paladar internacional. Nas praias, por exemplo, é possível saborear o melhor dos pratos locais. Além de ser um local agradável para um belo bronze, a orla fortalezense é famosa pela tradicional ‘quinta do caranguejo’. Bairros como Varjota, Aldeota e Cidade dos Funcionários são conhecidos como importantes polos gastronômicos. Pratos que vão dos requintados frutos do mar ao popular baião de dois, fazem muito sucesso na mesa dos restaurantes da cidade.
O turismo de negócios e eventos tem ganhado cada vez mais espaço em Fortaleza. A cidade abriga o Centro de Eventos do Ceará, o 2º maior do Brasil e o mais moderno da América Latina. Além disso, a rede hoteleira é uma das mais bem desenvolvidas do País. Com todas essas e outras características, a capital cearense e os visitantes fortalecem ainda mais a imagem da terra de boas praias e de povo hospitaleiro.
Nova Beira Mar de Fortaleza
Iniciadas em março passado, as obras de requalificação da avenida Beira Mar de Fortaleza seguem em ritmo acelerado. O prazo de conclusão é de 24 meses, com cronograma dividido em seis etapas, são elas: Mercados dos Peixes, Novo Espigão da avenida Desembargador Moreira, aterramento hidráulico, Drenagem, Urbanização e Reforma viária (que será concluída após a Copa do Mundo de 2014).
Orçado em R$ 232 milhões, financiados pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a obra prevê pavimentação das vias de tráfego de veículos, estacionamentos, passeios, ciclovias, novos quiosques, sanitários e embarcadouros, além de tratamento paisagístico, requalificação da feira de artesanatos e da área de manutenção das jangadas.
O projeto teve início em 2009, com a abertura do concurso de ideias promovido pelo departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE). Desenvolvido pelos arquitetos Ricardo Muratori, Esdras Santos e Fausto Nilo, o projeto vencedor tem como objetivo valorizar o aproveitamento geral do espaço e o redirecionamento das soluções arquitetônicas voltadas ao bem-estar humano e a preservação ambiental.
Arena Castelão
A nova Arena Castelão foi inteiramente reformada para acolher públicos de até 64.846 mil expectadores. O estádio ganhou um estacionamento coberto e, hoje, conta com estrutura de camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e vestiários totalmente renovados. Todos os assentos são cobertura, mesmo os mais próximos ao gramado.
Com o sucesso dos jogos da Copa das Confederações, realizada entre 15 e 30 de junho, Fortaleza se prepara para receber um dos maiores espetáculos esportivos do planeta, a Copa do Mundo da FIFA. A cidade vai receber seis jogos, incluindo uma partida da Seleção Brasileira na primeira fase, um jogo das oitavas-de-final e um jogo das quartas-de-final. Se somarmos tudo isso à expectativa do torcedor, a arena multi-uso será um dos palcos mais animados do evento futebolístico de 2014.
Grandes investimentos
Fortaleza tem se destacado pela agilidade nos investimentos, impulsionados, principalmente pela Copa do Mundo de 2014. A Arena Castelão foi o primeiro estádio a ser entregue para o evento em 2014. Agora, os desafios continuam: as obras de mobilidade urbana e a ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Em andamento dede 2012, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligará os bairros Parangana e Mucuripe e, segundo o Governo do Estado do Ceará, a entrega acontecerá até o final do ano. Já a Prefeitura dá andamento às intervenções em quatro vias, responsáveis pela ligação da zona hoteleira para o Castelão. No Aeroporto Internacional Pinto Martins, ocorrem três grandes obras: a ampliação do terminal, do pátio de aeronaves e melhorias no sistema viário.
Fortaleza – Mar e Luz
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3yEtURjfBOA[/youtube]
Fortaleza em números
População: 2.447.409 (IBGE – 2010)
Área: 313,14 km²
Densidade: 7,815 hab/km²
IDH: 0,786 (1º do Ceará e 910º do Brasil)
PIB: R$ 28.350.622.000,00 bilhões (IBGE/2008)
Litoral: 34 km²
Artigo publicado na revista N&D Magazine Brasil
Fotos: Reprodução/Governo do Estado do Ceará/Prefeitura de Fortaleza