Neste período de folia, a Prefeitura de Fortaleza intensifica ações educativas e o planejamento reprodutivo. No mês de fevereiro, os postos de saúde da capital distribuem gratuitamente métodos contraceptivos.
Entre os métodos oferecidos estão preservativos interno e externo, anticoncepcionais injetáveis (mensal e trimestral), minipílula, pílula combinada, pílula anticoncepcional de emergência (conhecida como pílula do dia seguinte) e o Dispositivo Intrauterino (DIU).
Além disso, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) realizam orientações sobre planejamento familiar, exames de rotina e acompanhamento médico e de enfermagem, garantindo suporte integral para uma vida reprodutiva saudável e consciente.
O acesso ao implante subdérmico também está disponível para puérperas adolescentes (10 a 19 anos) no pós-parto, nas maternidades Gonzaguinhas da Barra do Ceará e José Walter. O método é recomendado para essa faixa etária devido à sua segurança, alta eficácia e praticidade, já que não exige uso diário.
Os postos de saúde de Fortaleza desempenham um papel essencial no acesso à saúde sexual e reprodutiva dos fortalezenses. Previna-se!
Fotos: Reprodução / Fonte: SMS