Fortaleza quer adotar sistema de carros compartilhados

Acontece|Atualidades|Fortaleza

O sistema de bicicletas compartilhadas é um sucesso na cidade de Fortaleza. O Bicicletar tem várias estações espalhadas pela cidade com bicicletas disponíveis para alugar por preços bem acessíveis. Agora, o prefeito Roberto Cláudio pensa em um projeto mais ousado, e quer que Fortaleza adote também o sistema de carros compartilhados.

Roberto Claudio conheceu o sistema quando esteve recentemente em Paris, na França. A capital francesa conta com cerca de três mil carros compartilhados espalhados em 900 estações pela cidade. O projeto francês chama-se Autolib e atende aproximadamente 75 mil usuários devidamente cadastrados, realizando uma média de cinco viagens por veículo por dia, o que totaliza 15 mil viagens/dia.

carros compartilhados
Autolib, sistema de carros compartilhados francês

No Brasil, um sistema similar está em fase de testes na cidade de Recife, o que faria de Fortaleza a segunda cidade do Brasil a adotar o sistema de carros compartilhados. Na capital pernambucana, três veículos são compartilhados por 20 pessoas cadastradas, que podem alugar o veículo em qualquer estação e devolver também em qualquer uma das três. Uma taxa mensal de R$ 30 é cobrada, além de outra de R$ 20 por viagem. Os carros são elétricos e possuem 120 quilômetros de autonomia.

carros compartilhados2

Roberto Cláudio seguem pela Europa até quarta-feira e já falou que deve estreitar laços com Paris em busca da implantação do sistema de carros compartilhados. A viagem passou ainda por Barcelona, na Espanha, e deve prosseguir por Londres, na Inglaterra. Em cada cidade, encontros com membros da prefeitura local estão sendo realizados em busca de parcerias. Entre os integrantes da comitiva de Roberto Claudio estão estão a primeira-dama Carol Bezerra, as secretárias Patrícia Macedo (Assuntos Internacionais) e Águeda Muniz (Meio Ambiente e Urbanismo), o chefe de gabinete Francisco Queiroz e o assessor de imprensa Moacir Maia.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter