Corte masculino faz sucesso no Brasil e no mundo
23 de novembro de 2011
Idosos com vida sexual ativa são mais felizes
23 de novembro de 2011

Estilos musicais como blues, rock, jazz, country, MPB, samba, tango, reggae, gospel, erudito, bossa nova, chorinho, xote, baião e muitos outros podem ter a inserção da harmônica, também conhecida como gaita! O som do instrumento vai tomar conta do anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de 25 a 27 de novembro, no Fórum Harmônicas Brasil 2011. O evento tem como objetivo trazer músicos especialistas na sonoridade de um dos instrumentos mais populares da música!

Participam das três noites do fórum, o grupo Harmônicos, composto por Márcio Scialis, Geison Cezare e Little Will; os paulistas Vitor Lopes e Melk Rocha; o músico baiano Luiz Rocha; e o gaitista Rildo Hora.

“O Fórum Harmônicas Brasil tem contribuído para a formatação de processos de inserção social e cultural fundamentados na música, observando princípios de circulação e promovendo a interação entre músicos cearenses e de outros estados e países”, afirmou o diretor artístico do Fórum, Diogo Farias.

Programação de cursos

O Fórum Harmônicas Brasil 2011 vai proporcionar curso gratuito de gaita para iniciantes e avançados no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura na manhã de sábado (26) a partir das 9h.

Na Fundação Raimundo Fagner, o professor Rodrigo Bezerra ministrará uma oficina de harmônica para 15 crianças, dos dias 21 a 25 de novembro. Os alunos vão se apresentar na abertura do evento.

Origem da gaita

A harmônica, ou simplesmente gaita, é um instrumento de raízes milenares, originário da China e alterado ao longo dos séculos XIX e XX no Ocidente. Nas décadas de 1940 e 1950, a gaita tornou-se popular no País por intermédio de nomes como Edu da Gaita, Ronald Silva, Jehovah Tavares, Rildo Hora, Clayber de Souza e Ulysses Cazallas.

No Nordeste, focando nas manifestações de raiz, destacaram-se nomes como Tavares da Gaita (PE), falecido em 2009, que apenas aos 80 anos de idade lançou seu primeiro disco. Como Tavares, há uma grande diversidade de harmonicistas competentes, vários dos quais esquecidos pela produção cultural em cidades pequenas do Interior, mas muito presentes na memória afetiva de seguidas gerações e marcadamente importantes para a preservação das raízes culturais da região.

 

Serviço

O que: Fórum Harmônicas Brasil 2011.

Quando: 25 a 27 de novembro.

Onde: Anfiteatro do Dragão do Mar.

Telefone: (85) 3244-6728.

 

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *