Programação acontece de 9 a 14 de dezembro na Casa Amarela Eusélio Oliveira
A 8ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega a Fortaleza e fica em cartaz no Cine Benjamin Abrahão da Casa Amarela Eusélio Oliveira*, de 9 a 14 de dezembro. O evento, que terá abertura às 18 horas de hoje (09), vai exibir, ao todo, 38 filmes.
Os filmes dividem-se nas categorias Mostra Competitiva, Mostra Homenagem – Vladimir Carvalho e Mostra Cinema Indígena. O evento é gratuito e é realizado em todas as capitais do país e em mais de 500 pontos espalhados por cidades do interior.
A Mostra tem como objetivo e foco o fortalecimento da educação e da cultura em direitos humanos, o respeito às diversidades e o exercício da cidadania. Aborda temas voltados para inclusão das pessoas com deficiência, diversidade sexual, direito à memória e à verdade, população de rua, preconceito racial, direito ao trabalho digno, entre outros.
De acordo com o coordenador da Mostra e chefe do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cezar Migliorin, “uma Mostra de Cinema e Direitos Humanos traz a possibilidade de estarmos recolocando constantemente a necessidade de pensarmos e praticarmos o que são os direitos universais das mulheres e homens do planeta. O cinema traz as perguntas e práticas dos direitos humanos para o cotidiano, para as narrativas e histórias de vida que frequentemente seguem à margem das grandes mídias ou das narrativas dominantes”.
Além dos filmes compostos das categorias, a 8ª edição exibirá, ainda, títulos convidados, que farão parte da Programação Especial. Mais informações e a programação completa no site da Mostra.
*O Cine Benjamin Abrahão da Casa Amarela Eusélio Oliveira fica localizado na Avenida da Universidade, 2591, Bairro Benfica.
Foto: Reprodução