DIY ESPECIAL DE NATAL
23 de novembro de 2021
Abdominais Hipopressivos – Entenda a técnica
23 de novembro de 2021

Fortaleza recebe prêmio pela atuação no rastreamento da Covid-19

O enfrentamento da Covid-19 continua e, ao longo desses meses, a capital cearense já colhe grandes frutos. Como resultado de mais uma experiência exitosa, a Prefeitura de Fortaleza foi premiada como o melhor projeto na categoria Capital da VI Expo Cievs, evento nacional do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. O trabalho agraciado foi o rastreamento da Covid-19; olha só!

Fortaleza foi a única capital do Nordeste a ser premiada na mostra, no último dia 12 de novembro, em Brasília. Durante o evento, foram apresentados diversos trabalhos desenvolvidos em detecção, monitoramento, alerta, resposta e comunicação realizados pela rede, especialmente no contexto da pandemia.

O que é o sistema de rastreamento da Covid-19?

O sistema Rastreio Covid Fortaleza foi desenvolvido em 2020 pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), em conjunto com as Secretarias da Saúde e da Educação. Viabilizado por meio da Parceria por Cidades Saudáveis (Partnership for Healthy Cities), que é apoiada pela Bloomberg Philanthropies, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Vital Strategies, o Rastreio Covid Fortaleza tem como objetivo conter surtos e evitar novas ondas de transmissão da doença, além da coleta de dados para tomada de decisões.

Para o monitoramento adequado, é necessário a identificação de pessoas que podem ter sido expostas e seu seguimento diário por 14 dias a contar do último ponto de exposição. Para isso, a Prefeitura realiza ligações diárias aos pacientes suspeitos com acompanhamento dos sintomas e orientações sobre protocolos e busca de serviços de saúde. Foram monitorados, desde a criação do projeto, 67,4 mil pessoas, uma média mensal de três mil rastreados.

.

Iniciativa muito importante a da nossa gestão, não é mesmo? Porém, não devemos esquecer que a luta contra a Covid-19 é um desafio de todos. Continue com os cuidados e faça parte dessa corrente!

Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Pátio Hype


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *