Audiência na Al critica terceirização na saúde
6 de maio de 2015
Bruna Marquezine para Maybelline NY
6 de maio de 2015

Fortaleza sedia 3º Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos

As temáticas urbanas nunca estiveram tão em alta nas rodas de discussão. É para fomentar ainda mais esses debates que o Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos realiza a sua 3ª edição em Fortaleza. Com o tema “Do edifício ao território”, a proposta desse ano é explorar o envolvimento do arquiteto não só com edifícios, mas com todos os espaços urbanos. A crescente conscientização da sociedade sobre as questões urbanas faz com que os profissionais de arquitetura tornem-se copartícipes de um processo de interação com outras áreas de atuação urbana a fim de gerar ou potencializar transformações na paisagem e no território. Para essa terceira edição, que será realizada entre os dias 06 e 08 de Maio na Fábrica de Negócios, são esperados cerca de 600 arquitetos, estudantes e profissionais de vários estados e outros países da América Latina como Colômbia, Argentina, Chile, Venezuela e México.

O objetivo do 3º FJAL é explorar o papel da arquitetura nas relações que envolvem o conceito de “território”, sejam elas naturais ou biológicas, culturais, políticas, sociais, econômicas, entre outras. De que forma a arquitetura pode influenciar e ser influenciada nesses processos? É uma das perguntas-chave do encontro. Com o crescente aumento da população urbana, muitas vezes as questões territoriais se confundem com as problemáticas urbanas.

Fortaleza sedia 3º Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos1

A ideia de unir profissionais e conhecimento de outros países e estados tem em vista as semelhanças compartilhadas por esses lugares, suas culturas e modos de organização da sociedade no espaço em que vivem, com o intuito de buscar incentivar e motivar novas formas de encarar os problemas e as potencialidades de cada lugar, buscando as melhores soluções para as cidades. Dessa forma, o fórum procura agregar uma discussão que alia teoria e prática, mostrando exemplos de arquitetos e escritórios em ascensão, gerando conhecimento e, mesmo conscientes do risco que isso implica, apontando caminhos.

O 3º FJAL contará com palestrantes de diversos lugares do Brasil e da América Latina, trazendo suas experiências aplicadas no dia a dia das grandes cidades, provocando uma maior mobilização dos que já são ou virão a ser agentes transformadores urbanos: os jovens arquitetos. Entre os palestrantes, nacionais e internacionais, nomes como Gabriel Duarte, Jirau Arquitetura e Urbanismo, Andrade Morettin,Fernando Lara, Camilo Restrepo, Alejandro Haiek e Javier Sánchez.

O III Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos é uma realização da Rede Arquitetos e Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação Astef) com o apoio da Universidade Federal do Ceará – UFC e UniChristus, organização da Ikone Eventos e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e apoio da ACED. Além de apoio institucional do Instituto de Arquitetos do Brasil seção Ceará – IAB/CE e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará – Cau/CE. O evento conta também com apoio de mídia de ArchDaily Brasil e do portal Concursosdeprojetos.org.

 Serviços

III Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos

Local: Fábrica de Negócios, Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro.

Data: 06 a 08 de maio de 2015.

Informações e inscrições: (85) 3215.4564 / 3261.111 ou www.fjal.com.br.

E estudante de arquitetura ou recém-formado? Então não perde essa oportunidade!

Fotos: Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *