Fortaleza sedia “Encontro dos Teatros Monumentos”

Agenda Cultural|Cultura

Os Teatros Monumentos do Brasil são patrimônios culturais que convidam a sociedade a usufruir dos centros históricos. São espaços que possuem em sua história e arquitetura a identidade, a história cultural do Brasil e a referência afetiva construída com a sociedade. E compreendendo esses Teatros como espaços fundamentais de resistência e sensibilidade, e para que esses espaços possam cumprir sua importante função social em um contexto político de descontinuidade de importantes políticas públicas da cultura e de recursos escassos, será realizado em Fortaleza (CE), de 10 a 12 de junho, o “Encontro Nacional dos Teatros Monumentos”, com o objetivo de mobilização e fortalecimento mútuo a partir da rearticulação da Rede de Teatros.

O evento será realizado no centenário Theatro José de Alencar, no coração  de Fortaleza, conta com a coordenação do Teatros Castro Alves (BA), Theatro José de Alencar e Cineteatro São Luiz (CE) e apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Diretores de Teatros de diferentes capitais, representantes do Iphan, especialista em projetos de espaços culturais, especialista em políticas de comunicação, arte e cultura e gestores públicos culturais estão entre os convidados confirmados para participar das mesas citadas acima.

“O lugar dos Teatros Monumentos nas políticas públicas de cultura”, “Modernização e preservação: desafios na gestão de Teatros Monumentos”, “Modelos existentes e novas possibilidades de gestão: organizações sociais, fundações e outras experiências inovadoras“, “Ética e Estética: o teatro como lugar de resistência, inspiração e promoção de sentidos“, “Teatro como centro cultural dinamizador da cultura” e “Desafios da sustentabilidade, descentralização e formação de redes” são os temas das 6 mesas que compõem o encontro, que será finalizado com a construção da Carta de Fortaleza: Por um Plano Nacional para os Teatros Monumentos do Brasil.

“Ana de Hollanda Canta e Conta Bossa Nova” é a atividade cultural que abre a programação no dia 10 de junho, às 18h. O evento ocorre no Cineteatro São Luiz. No dia 11, às 13h, o “Quarteto Marimbanda” se apresenta no Theatro José de Alencar para os participantes do evento (entrada gratuita).

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter