Na maioria das cidades brasileiras o domingo (02) foi decisivo. Espremida pelo novo calendário, que reduziu a campanha de 90 para 45 dias, e por eventos históricos, como os Jogos Olímpicos e o impeachment de Dilma Rousseff, a disputa por Prefeituras em diversos municípios do País foi marcada por um misto de desconfiança e desprezo dos eleitores – influenciados pelo clima de tensão política e pela enxurrada de denúncias produzidas em dois anos e incontáveis fases da Lava-Jato.
Na capital cearense, como já era de se esperar, a competição pelo Paço Municipal foi acirrada. A prova disso é que a disputa para prefeito de Fortaleza segue para o segundo turno das eleições 2016. Agora os eleitores terão de escolher entre o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o deputado estadual Wagner Sousa Gomes (PR), o Capitão Wagner. Cada um recebeu 40,81% e 31,15% dos votos válidos, respectivamente.
Durante a campanha do primeiro turno, Roberto Cláudio, atual prefeito, teve 29% das intenções de voto na primeira pesquisa estimulada Ibope (de 22 de agosto), 34% (em 14 de setembro), e 34% (em 1º de outubro). Capitão Wagner: teve 21% (22 de agosto), 28% (14 de setembro) e 28% (1º de outubro). Com a margem de erro, os dois candidatos chegaram a registrar empate técnico nas pesquisas.
Confira abaixo o perfil de cada candidato:
→ Roberto Cláudio
Apoiado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes, Roberto Cláudio é médico, tem 41 anos, e tenta reeleição à Prefeitura de Fortaleza com o deputado federal Moroni Torgan (DEM) como candidato a vice. Roberto Cláudio também tem o apoio das siglas PP, DEM, PEN, PSC, PSDC, PRTB, PTC, PPS, PTN, PPL, PSL, PV, PTB, PSD, PROS, PMB e PCdoB na coligação “Fortaleza Só Tem a Ganhar”.
→ Capitão Wagner
Capitão Wagner (PR) é policial militar, tem 37 anos, é deputado estadual e reúne PMDB, PR, PSDB e SD, na coligação “Juntos Somos Mais”. Tem como candidato a vice, Gaudêncio Luceno (PMDB). O candidato tem como padrinhos políticos os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB).
Para algumas pessoas a derrota de Luiziane Lins marca o iminente fracasso do PT em Fortaleza. No primeiro turno das eleições 2016 PMDB e PSDB se beneficiaram. Com as disputas acirradas, vamos esperar o que os fortalezenses irão decidir no próximo dia 30 de outubro.
E você, ficou satisfeito com o resultado desse primeiro turno das eleições 2016 em Fortaleza? O No Pátio quer saber…
Fotos: Reprodução.