Hoje o portal No Pátio traz mais dica cultural imperdível na nossa cidade! Para quem gosta de música erudita de qualidade, o Fórum Harmônicas Brasil é a pedida certa! O Festival chega à 11ª edição, trazendo os principais nomes da nova geração de gaitistas do Brasil em apresentações únicas em Fortaleza. O evento, considerado um dos principais festivais do instrumento na América Latina, apresenta este ano cinco shows com temáticas de blues, rock, jazz, chorinho, MPB e bossa nova, com a participação de Diego Sales (SP), Márcio Abdo (SP), Indiara Sfair (PR), Diogo Farias (CE) e Lucas Cirillo (SP).
Os shows acontecerão de 13 a 15 de novembro, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e ações didáticas nos dias 12 e 14 (quinta-feira e sábado), na Escola Musimania (Rua Viena Weyne, 1082 – Lago Jacarey). Já na agenda de eventos didáticos, voltados para o aperfeiçoamento técnico na harmônica, o Fórum tem como novidade na edição 2015 a realização de uma masterclass ministrada pelo gaitistas cearenses Di Lennon Ribeiro e Rodrigo BZ. Outra atividade paralela do festival são os workshops.
Toda a programação é gratuita, incluindo shows e aulas! No entanto, o Fórum Harmônicas Brasil solicita a doação de livros em bom estado, para doação a bibliotecas públicas e comunitárias de Fortaleza e Aracati.
Ficou interessado? Aproveite para conferir abaixo a lista completa de atrações desta edição do Forum Harmônicas Brasil!
DIEGO SALES – Líder do Diego Sales Quarteto, com atuação em São Paulo, tem se dedicado à execução da música instrumental brasileira, sob influência de músicos e grupos como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Clube da Esquina, Sivuca, Jacob do Bandolim, Quarteto Novo, entre outros. Surge em meio ao projeto “Não Adianta”,do Instituto de Artes da UNESP, projeto que visava ao incentivo da prática musical dentro da universidade. Com a gaita diatônica como instrumento solo, Diego Sales explora todas as possibilidades e recursos do instrumento, diferenciando-se da tradição existente no meio musical, que aplica uma gaita diferente para cada tonalidade e na maioria das vezes restringe seu repertório ao blues e seus derivados. Assim, demonstra que é possível tocar em todos os tons qualquer repertório com uma única gaita diatônica. O repertório do gaitista é baseado em composições próprias e em interpretações de grupos e artistas que inspiram seu trabalho, concomitantemente ao conceito da improvisação jazzística aplicada à linguagem da música instrumental brasileira.
DIOGO FARIAS – Gaitista da banda De Blues Em Quando, Diogo Farias iniciou os estudos no instrumento em 1996 e vem exercendo papel fundamental na divulgação da cultura da harmônica no país. É um dos idealizadores do Fórum Harmônicas Brasil e foi um dos fundadores da Associação Casa do Blues, que vem revolucionando a cena musical no Ceará, trazendo um circuito de blues anual. Criou uma linha de microfones para harmônica blues inédita no País – Diogo Farias Microfones Artesanais, testados e aprovados por gaitistas como Benevides Chiréia Júnior (Mr. Jack), Johnny Rover, Robson Fernandes, dentre outros. Já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais do Brasil como Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga (2006, 2011, 2012, 2013), Canoa Blues (2007, 2009, 2012), Internacional de Harmônicas – SP (2008) e Fórum Harmônicas Brasil (2005, 2009 e 2011). Pelo projeto Oi Blues By Night, abriu os shows do guitarrista Andreas Kisser e Vasco Faé (09/07/2009), do guitarrista Jonh Primer (EUA) – 18/09/2009, do saxofonista Atiba Taylor (EUA)- 05/11/2011 e em 27/10/2012, acompanhou o guitarrista Dave Riley (Chicago-EUA).
Ministra workshops sobre amplificação aplicada à harmônica blues, tema que sempre pesquisou profundamente. Foi endorser da Bends Harmônicas durante a atuação da empresa no mercado brasileiro. Recebe apoio da Serrano Amps e Targino Custon Pedals. Em 2012, tocou em Los Angeles, com a Bob Bluehouse Blues Band, abrindo o show do gaitista californiano Rick Estrin. Desde 2012 integra a banda católica Missionário Shalom, uma das referência da música católica no Brasil, com o desafio de evangelizar e mostrar o potencial da harmônica.É endorseer das harmônicas Hering e em 2015, com a banda De Blues em Quando lançou o terceiro CD: Você vai curtir!, no qual vem trabalhando para o seu lançamento oficial no Fórum Harmônicas Brasil.
MÁRCIO ABDO – Gaitista e cantor, vem conquistando o seu espaço no cenário do Blues nacional desde o início da década de 90. Com o lançamento do seu CD “Na Melhor Hora”, Abdo mostra maturidade em seu trabalho com composições próprias em português, que refletem sua experiência nos palcos. É considerado um dos grandes nomes da gaita cromática blues no Brasil. Foi atração de diversos festivais, como o 3° e 10° Encontro Internacional de Harmônicas, várias edições do Harmônica & Blues Project, Canoa Blues, Gaita in Concert, Blues in Montain, Conexão Blues, entre outros. Marcio Abdo também é membro do grupo “Os Harmônicos”, trio de gaitas paulista.
Abdo é endorsee da marca Hohner, considerada umas das maiores fábricas de gaitas do mundo, sendo membro da Hohner Team Brazil. Destacou-se em participações especiais nos shows de vários músicos do blues nacional como Flávio Guimarães, Sérgio Duarte, Faiska, Maurício Sahady, Norba Zamboni e dos grandes gaitistas americanos Steve Guyger e Mark Hummel. Divide o seu tempo entre aulas, shows, workshops e serviços de conserto e customização de gaitas. Graças a qualidade do seu trabalho de customização, tem o seu nome consolidado como um dos grandes especialistas do assunto, recebendo elogios de diversos gaitistas do Brasil e exterior.
INDIARA SFAIR – Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, tem atuado, desde 2009, em projetos musicais que integram o cenário de Blues e Jazz do Paraná. Iniciou sua carreira como gaitista na “Double Blues”, e participa atualmente de mais duas bandas com trabalhos autorais, que vem se destacando, a Tic Tac Joe, na qual toca outros instrumentos, e na Milk’n Blues. Como harmonicista, participou da Primeira Expo Harmônica do Brasil/SP, também do Sul Music Festival realizado em São Bento do Sul/SC, participou de várias gravações de CDs e DVDs e foi convidada também para se apresentar ao lado de grandes artistas internacionais como Kenny Brown, Mud Morganfild (filho do lendário Muddy Waters) e Lurrie Bell. Com a banda Milk’n Blues, participou ainda de festivais como Lupalluna, internacional Ilha Blues Festival, Curitibano Blues Festival, festival de Blues de Londrina, e vários programas de TV. Há dois anos, integra a Orquestra Harmônicas de Curitiba, única orquestra de gaitas da América Latina.
LUCAS CIRILLO – Iniciou seus estudos com a gaita diatônica em 2000. A partir de 2002, começou a lecionar como professor particular, atividade que desenvolve até hoje. Em 2003, com o gaitista André Carlini, foi se especializando na linguagem rítmica aplicada ao instrumento, tendo o funk norte americano e o legado de James Brown como fomento de estudo e repertório. Em 2005, fundou com mais seis membros o coletivo de música instrumental improvisada Frigazz, com o qual toca ainda hoje. O coletivo é composto por aproximadamente 30 músicos de diferentes partes do país tendo São Paulo como ponto de encontro de aprendizagem e exposição de ideias.
Em 2009, estudou choro com Vitor Lopes e improviso com Gabriel Grossi, dois expoentes da gaita brasileira contemporânea. No mesmo período, formou a banda Aláfia com a qual desenvolve e aplica pesquisas tanto no instrumento quanto na composição e nos arranjos, além de discutir a implementação e inclusão social da gaita em arregimentações que visam a explorar sonoridades únicas e muito pouco presentes na música brasileira, como em naipes de combos e bigbands, tendo, a exemplo deste último, se apresentado com o octeto de sopros do Projeto Coisa Fina no lançamento do segundo disco do Aláfia, produzido por Alê Siqueira. No ano de 2015 foi integrante do naipe de sopros durante a oficina promovida por Itiberê Zwarg, no Sesc Vila Mariana de São Paulo, onde pôde adquirir conhecimento e prática sobre o método da música.
Sobre o Projeto
O Fórum Harmônicas Brasil nasceu com o objetivo de ser referência nacional no estudo e aprimoramento da harmônica (gaita), congregando músicos que se dedicam a outros instrumentos e aos amantes da música em geral. Realizado desde 2005, é o único evento com esse formato no Brasil e integra o calendário oicial do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza. A realização é da 4Blues e Instituto Nordeste 21, com apoio do Governo do Ceará, Assembleia Legislativa do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil e Governo Federal – Brasil, Pátria Educadora, InvestNE, Diogo Farias Microfones Artesanais, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Estação da Luz.
Serviço:
Fórum Harmônicas Brasil 2015
Data: 13, 14 e 15 de novembro
Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Shows:
13/11, sexta-feira – Diego Sales (SP) e Márcio Abdo (SP), 21h
14/11, sábado – Indiara Sfair (PR) e Diogo Farias (CE), 21h
15//11, domingo – Lucas Cirillo (SP), 20h
* Acesso gratuito. Solicita-se a doação de livros em bom estado
Agenda didática
12/11, quinta-feira – Masterclass com Di Lennon Ribeiro e Rodrigo BZ, 19h
14/11, sábado – Microfones, amplificação, pedais e técnicas, com gaitistas convidados, 14h
Local: Escola Musimania (Rua Viena Weyne, 1082 – Lago Jacarey)
* Acesso gratuito. Solicita-se a doação de livros em bom estado
Fotos: Reprodução