Agenda cultural do fim de semana
23 de fevereiro de 2018
Memes da semana (de 17 a 23 de fevereiro)
23 de fevereiro de 2018

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e sua Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) realizam, nesta sexta-feira (23), no Centro de Convenções do Cariri, no Crato (CE), o Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri. O evento, cuja missão é fomentar a cultura exportadora entre as indústrias da Região Cariri vai apresentar temas e promover discussões acerca de importância do comércio exterior para a competitividade das empresas.

O evento contará com a presença do ministro Marcos Jorge de Lima, do MDIC; da secretária-executiva do Conselho Nacional das Zona de Processamento de Exportação (CZPE/ MDIC), Thaíse Dutra; do secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro; entre outras autoridades. O ministro Marcos Jorge realizará o encerramento do evento.

Na programação, órgãos como o MDIC; a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) apresentarão suas estruturas e soluções que visam estimular a exportação.

Como destaca o ministro Marcos Jorge, as ZPEs têm importante papel no desenvolvimento econômico dos Estados, ao contribuir para geração de emprego e renda. “A ZPE do Ceará é um exemplo concreto de sucesso do regime brasileiro de Zonas de Processamento. Os dados do MDIC mostram que no ano passado o Ceará destacou-se pela exportação de produtos semimanufaturados de ferro e aço, somando um montante de US$ 1,04 bilhão, o que responde a 50% do total exportado pelo Estado”, explica.

Atualmente, o Cariri possui 1.520 indústrias ativas distribuídas em 29 municípios e é responsável pela segunda maior participação no PIB entre as regiões cearenses, com fatia de 8% do total do PIB do Estado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Cesar Ribeiro, a intenção é estimular as indústrias da região a exportarem seus produtos e serem mais competitivos no mercado externo. “Cada vez mais, as empresas brasileiras estão descobrindo os benefícios da ampliação internacional de suas operações e a relação direta com ganhos de competitividade e aumento dos seus negócios no exterior. Com economia em ascensão, o Cariri tem potencial para aumentar ainda mais a participação do Ceará no mercado internacional”, disse.

Cesar Ribeiro acrescenta que o Governo do Ceará, por meio da ZPE Ceará, proporciona diversos incentivos para a instalação de novos investimentos produtivos no estado. As empresas instaladas neste distrito industrial têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos para promover a maior competitividade de seus produtos. Além disso, conta também com a estrutura e eficiência do Porto do Pecém para escoar os produtos nos mais diversos mercados mundiais.

Programação completa

Confira abaixo a programação completa do Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri!

  • 08h30 Recepção e credenciamento de participantes
  • 09h00 Abertura
  • 09h30 CIPP: novas soluções para as exportações cearenses |Palestrante: Rebeca Oliveira Diretora Comercial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP SA
  • 09h50 Zonas de Processamento de Exportação: oportunidades de investimento para o setor produtivo no Ceará |Palestrante: Thaíse Dutra, Secretária-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE)
  • 10h20 ZPE do Pecém: características e oportunidades de investimento| Palestrante Mário Lima, Presidente da Companhia Administradora da ZPE do Pecém – ZPE Ceará
  • 10h40 Perguntas
  • 10h50 Cultura exportadora como fator de competitividade para as empresas |Palestrante: Sérgio Ferreira, Coordenador Escritório Apex-Brasil Nordeste.
  • 11h15 Panorama do comércio exterior do Brasil e do Ceará e instrumentos de apoio ao setor exportador | Palestrante: Abrão Miguel Árabe Neto, Secretário de Comércio Exterior do MDIC
  • 10h35 Perguntas
  • 11h50 Encerramento |Marcos Jorge de Lima, Ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – Interino

Serviço:

Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri

Data: 23/02/2017 (sexta-feira)
Horário: 08h30 às 12h
Local: Centro de Convenções do Cariri, em Crato- CE
Av. Padre Cícero, 4400 – Muriti

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *