Qual o papel da fotografia na formação da imagem do Brasil? Qual a imagem do país que se vende no mundo? Que identidade o Brasil quer ter com essa imagem? Estas e outras questões serão abordadas no II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil. O evento acontecerá em Fortaleza de 21 a 23 de Fevereiro, reunindo cerca de 150 fotógrafos e produtores de fotografia de todo o País, além de gestores de cultura das instâncias nacional, estadual e municipal.
O Encontro é voltado para os filiados à Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil, mas as atividades realizadas como palestras, lançamentos e projeções, serão abertas aos demais interessados, com acesso gratuito. “A fotografia deve ser comprendida como linguagem específica. Fotografia é ciência, investigação, documento, comunicação de massa, literatura”, diz Iatã Cannabrava, presidente da RPCFB. “A fotografia é tudo isso e ‘também’ artes visuais”, completa Tiago Santana, um dos coordenadores do Encontro em Fortaleza.
O II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil acontece em Fortaleza como estratégia da Rede em descentralizar as discussões em torno da Fotografia. “As regiões Norte e Nordeste já têm uma forte tradição na fotografia, como se verifica em Fortaleza, Recife, Natal, Belém, onde há núcleos organizados”, destaca Iatã.
Durante o Encontro, fortalezenses e visitantes poderão conhecer um pouco da produção fotográfica brasileira por meio de projeções e intervenções fotográficas ao ar livre, no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema. No local haverá também estandes com livros, postais, catálogos de fotografia, entre outros artigos. Estas atividades acontecerão das 18h30 às 22h.
Serviço:
II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil
Data: 21 a 23 de Fevereiro de 2013.
Local: Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema ).
Telefones: (85) 3268-2916/8820-0083.
Foto: Reprodução