Fotógrafos para ficar de olho – Heideger Nascimento

Conheça Melhor|Cultura

Nas últimas semanas, o Hype compartilhou a história de alguns profissionais da nossa fotografia local. Já te apresentamos a trajetória de Igor Grazianno, Larissa Rogério e, hoje, para finalizar nossa série especial temos Heideger Nascimento, um fotógrafo que encontrou na arte das imagens e ensinamentos sua realização pessoal.

Durante muitos anos, a fotografia ficou como uma curiosidade na vida de Heideger e isso só foi mudar no período da graduação em Biologia. Após um curso rápido na área, ele comprou sua primeira câmera, procurou comunidades, fez amizades com fotógrafos e iniciou na profissão. Conciliando a agenda de compromissos com a carreira de biólogo, começou a cobrir eventos, ensaios e até fotografar bandas, ao ponto de embarcar para outro país com esse trabalho. Porém, depois de experimentar muito da carga como profissional, descobriu o gosto por ensinar, passando a investir nesse ramo com o projeto Fotografia Hoje.

 

Na posição de educador Heideger encontrou uma grande satisfação. Ao ver nos olhos das pessoas a curiosidade e interesse, ele estimula-se na tarefa de comunicar suas metodologias, transformando o modo como seus alunos enxergam o que está ao redor, com o objetivo de passar, principalmente, o sentimento de preciosidade do cotidiano. “Quando conseguimos registrar as coisas mais importantes do nosso dia, da forma como vemos, aquela foto se torna algo que aumenta o respeito que temos por nós mesmos. Você não consegue fotografar se estiver concentrado no futuro ou no passado. É preciso ter a mente voltada ao que está acontecendo naquele exato momento para conseguir registrar. É justamente nesse momento, na hora do clique, que você sente que a vida acontece”, relata.

É nessa transição de fotógrafo freelancer para professor que está o desafio de alcançar níveis cada vez altos. Com seus vídeos no Facebook e canal do Youtube, Heideger Nascimento escolheu compartilhar seus conhecimentos e, assim, ajuda muitos a manterem o propósito de quebrar velhas idéias e inovar. Tendo na fotografia sua fonte mais autêntica de contribuir e sentir-se bem, ele nos mostra que essa arte pode ultrapassar barreiras, seja como algo brutalmente real ou artístico, incrivelmente abstrato. Levado ao caminho de perceber o melhor lado das pessoas nas fotos, expõe que em cada um existe algo extraordinário, uma visão única e especial.

Texto: Bárbara Rios / Fotos: Heideger Nacimento

Inscreva-se na nossa newsletter